Sobre


Nossa história


 

      Logo após a divisão do Estado, os policiais civis começaram a se organizar por melhores salários e condições de trabalho, e criaram a Associação dos Policiais Civis (APC), no dia 14 de março de 1981, tendo como primeiro presidente, o sr. Possidônio Ferreira Leite. A  categoria começa a se organizar por melhores condições de trabalho e salário. Entre 1981 e 1991, ainda passaram pela presidência da Associação os policiais civis Sebastião Gonçalves de Sousa, Josmar Gomes Sandin, Pedro Targino, Daniel Lima e por fim - Maurício Godoy, que participou da transição de associação para sindicato, criando assim o Sinpol no dia 20 de julho de 1991.Maurício Godoy continua presidente de 1991 até 1997, quando é sucedido por Volindomar Paimel de Queiroz, entre 1997 e 2000. Porém, Godoy volta à presidência para mais dois mandatos, de 2000 a 2003 e de 2003 a 2006.

      Então, Paulo Flávio Carvalho assume a presidência da categoria e fica à frente do sindicato de 2006 a 2009, quando Alexandre Barbosa da Silva é eleito presidente para 2 mandatos – de 2009 a 2012 e de 2012 a 2015. E por fim, a partir de 2015, Giancarlo Corrêa Miranda é o presidente do Sinpol até o presente momento.

      Todas as gestões do Sinpol travaram suas lutas e tiveram suas conquistas, com greves, paralisações, manifestações, ocupações e acampamento. Em diversos momentos, a categoria unida mostrou sua força e mudou a história da polícia civil em Mato Grosso do Sul. Mas essa história ainda está sendo construída, com um sindicato cada vez maior.

 

Estrutura

 

      Além das lutas, o Sinpol busca valorizar o policial civil proporcionando momentos de lazer e interação com a sociedade, eventos como o Baile dos Aposentados, o Dia da Mulher, a Corrida do Policial Civil, o Baile do Policial Civil, o Natal Solidário e os Campeonatos de Futebol fazem parte do calendário da entidade.

      Oferecer estrutura para acolher os policiais também é essencial. Hoje, o Sinpol tem uma ampla sede administrativa em Campo Grande, além de subsedes em Anastácio, Aquidauana, Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Três Lagoas, Fátima do Sul, Aquidauana, Naviraí, Paranaíba e ainda Corumbá, em fase de construção.

volta ao topo