Sinpol/MS inicia campanha de valorização salarial e divulga carta aberta à população

O Sindicato dos Policiais Civis de MS (Sinpol/MS) deu início nesta segunda-feira (11/09) à campanha de valorização salarial dos policiais civis de Mato Grosso do Sul, chamada de “Setembro de Valorização”. O Sindicato também publicou uma carta aberta, pedindo apoio da população para as reivindicações da categoria.

"Além de sobrecarregados, os policiais civis de Mato Grosso do Sul têm um dos salários mais baixos do País, ocupando somente a 19ª posição entre os 27 estados brasileiros, conforme aponta pesquisa nacional do Sindpesp. Situação que acaba ocasionando uma desmotivação na corporação", cita o documento.

O objetivo da campanha é chamar a atenção do governo estadual, autoridades e da população em geral sobre a situação da categoria. "Hoje iniciamos com a carta direcionada à população e as faixas pelas cidades de MS, falando da necessidade de uma remuneração justa para a Polícia Civil do Estado, que é considerada uma das melhores do País, mas que recebe um dos piores salários. Ao longo dos anos, a nossa Polícia Civil vem, sucessivamente, se destacando pelo alto índice de resolução de crimes, sem o justo reconhecimento pelo poder público”, explica o presidente do Sinpol/MS, Alexandre Barbosa.

Ele diz ainda que as negociações com o governo estadual iniciaram em março, mas até agora a categoria não teve nenhuma resposta para as reivindicações.

Confira a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

O Sinpol MS vem publicamente pedir o apoio de toda a população, na luta pela valorização da carreira dos policiais civis de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos anos, a nossa Polícia Civil vem, sucessivamente, se destacando pelo alto índice de resolução de crimes, sem o justo reconhecimento pelo poder público.

Conforme dados da ONG “Sou da Paz”, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ocupou os dois primeiros lugares no ranking de resolutividade do Brasil, sendo 89% em 2021 e 86% no ano passado, o que proporciona um ambiente de maior segurança a toda a população, intimidando a criminalidade. Mesmo com o desafio permanente de atuar com sobrecarga, por conta do déficit de policiais civis, estimado em 1.000 trabalhadores.

Um desempenho que, infelizmente, não é reconhecido. Além de sobrecarregados, os policiais civis de Mato Grosso do Sul têm um dos salários mais baixos do País, ocupando somente a 19ª posição entre os 27 estados brasileiros, conforme aponta pesquisa nacional do Sindpesp. Situação que acaba ocasionando uma desmotivação na corporação. A isso soma-se o fato de que o trabalho policial é uma das profissões mais estressantes do mundo; é uma atividade de risco, em que o profissional sai para trabalhar e não sabe se volta para sua família.

Em março deste ano de 2023, quando teve início o processo de negociação salarial, o governo do Estado pediu para que as categorias aguardassem até o mês de agosto, quando daria a resposta das reivindicações. Porém, o prazo se encerrou e o governo não apresentou a resposta de nossas reivindicações, um verdadeiro descaso com as categorias.

Diante disso, nos resta o movimento por valorização salarial e contamos com o apoio da população, a quem servimos e protegemos, para que possamos ter condições de trabalho equivalentes e continuar prestando um atendimento de excelência, garantindo a segurança e o bem-estar social da população.

Diretoria do Sinpol/MS.