Notícias do Sinpol-MS

Sinpol-MS denuncia irregularidade em convênio do Estado com o Governo Federal

Sinpol-MS

O Sinpol-MS protocolou um ofício no Ministério da Justiça/Senasp, nesta quarta-feira (23), denunciando a irregularidade no convênio firmado entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Governo Federal, que estabelece que a Polícia Civil investigue e combata crimes federais, como tráfico de entorpecentes e armas.

De acordo com o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda, o convênio previa que o governo federal investiria nas fronteiras como contrapartida. “Se os recursos estão sendo enviados, não estão chegando, pois nossas fronteiras estão desguarnecidas de efetivo, armamento e viaturas. Não há como combater criminosos internacionais somente com a coragem e uma pistola”, destacou.

Devido à falta de estrutura e de motivação, são poucos os policiais civis que querem trabalhar nestas regiões, onde ser policial é ser um alvo constante de bandidos. “Há muitos anos o Sinpol-MS pleiteia o pagamento de adicional de fronteira como forma de incentivar a permanência de agentes de polícia nesta região”, afirmou Giancarlo. Ele avalia que como não há condições e incentivos para que o policial civil da base continue combatendo crimes federais, seria melhor o cancelamento do convênio, permitindo que o agente de polícia dedique-se aos crimes de sua competência, tais como roubos, furtos e homicídios.

Durante o encontro o diretor substituto do Departamento de Políticas, Programas e Projetos do Ministério da Justiça, Edivaldo Fortunato Pereira, e o assessor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Major José Roger Capello Duarte, afirmaram que verificarão a situação para tomar as providências cabíveis.


volta ao topo