Notícias do Sinpol-MS

Sinpol-MS alerta que estagiários não devem exercer funções de policiais civis

Valmir Dias

Nesta segunda-feira (18), a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública assinou um convênio com a Faculdade Unigran Capital que permitirá que acadêmicos de diversas áreas de ensino atuem nas Delegacias de Polícia Civil. Para o Sinpol-MS, essa medida é importante para que os universitários conheçam a rotina policial e colaborem no que lhes couber, sempre buscando a legalidade nos serviços policiais. “Os estagiários devem atuar em suas respectivas áreas, entretanto não devem desenvolver atividades privativas do policial civil. Ainda mais se for sob a desculpa de dar celeridade ao serviço. Não se pode utilizar pessoas alheias à estrutura da Instituição para fazer a atividade fim, pois é preciso ter responsabilidade com a missão de servir e proteger a sociedade, até mesmo com a própria vida”, destacou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda. Ele ainda afirma que é necessário o reforço do efetivo da Polícia Civil com a realização de concursos para todas as funções.

 

Confira abaixo a notícia na íntegra:

Em nova parceria, Polícia Civil receberá estagiários para atuarem em Delegacias de Campo Grande

Campo Grande (MS) – Foi assinado na manhã de hoje (18), às 09h, convênio de cooperação entre a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública e a Faculdade Unigran Capital, que permitirá que acadêmicos de diversas áreas de ensino, atuem nas Delegacias de Polícia Civil.

O termo de cooperação mútua foi assinado pelo Secretário Adjunto da SEJUSP, Antônio Carlos Videira, pela representante da Faculdade UNIGRAN, Diretora Administrativa e de Planejamento Sr.ª MARIANA ZAUITH, e pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Drº Marcelo Vargas Lopes.

A realização dos estágios nas repartições da Polícia Civil dependerá de prévia formalização, em cada caso, do termo de compromisso de estágio, celebrado entre a organização interveniente e o aluno-estagiário, com a interveniência obrigatória da UNIGRAN Capital.

O Doutor Carlinhos ressaltou a importância da UNIGRAN ao longo de sua história, que durante anos, têm sido parceira do funcionalismo público, permitindo uma formação de qualidade, e traduzindo desta forma em eficiência e qualidade no atendimento ao cidadão.

Ressaltou ainda que os estagiários poderão ter uma visão correta de como funciona a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros. “Essa parceria vai ajudar na formação dos acadêmicos, mas também irá engrandecer ainda mais a instituição, otimizando o trabalho e trazendo conhecimento”.

Segundo o Drº Marcelo Vargas, com a parceria, a Polícia Civil terá uma atuação de estagiários qualificados que serão de extrema importância para atuarem nas Delegacias. Citou o exemplo de acadêmicos de Psicologia, que poderão atuar na Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), dentre outras.

 “Isso irá suprir as necessidades de profissionais nestas áreas na Polícia Civil, para o melhor atendimento às vítimas. Isso permitirá uma resolutividade ainda maior dos casos que chegam à Polícia Civil, bem como suprir outras demandas da instituição, como por exemplo, áreas administrativas, de Recursos Humanos e outras”, ressaltou.

O presente Termo de Cooperação Mútua terá vigência de 02 (dois) anos, ou enquanto persistir o interesse da Administração Pública, na execução dos estágios, podendo ser prorrogado ou alterado.


volta ao topo