Notícias do Sinpol-MS

Sejusp dá dicas de segurança para viagens no feriado

 Mais um feriado prolongado se aproxima com a comemoração de Corpus Christi na próxima quinta-feira (30). Muita gente aproveita o decreto de ponto facultativo na sexta-feira (31) para fazer as malas e aproveitar uns dias de descanso em cidades do interior ou até mesmo em outros estados. E pelo fato de muitas residências ficarem vazias por vários dias, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) dá dicas para evitar surpresas negativas no retorno para casa.

 

Ter contato com um vizinho, de confiança, é sempre uma boa opção. É bom fazer contato com essa pessoa diariamente para saber se está tudo bem, além de combinar um código de emergência para sinalizar alguma situação de perigo. Pode-se também deixar as chaves com uma pessoa de confiança, para que ela vá até a residência acender luzes e fazer movimento.

 

Além disso, a Secretaria ressalta a importância de não se deixar objetos de valor em casa, como joias e dinheiro em espécie, mesmo que em um cofre. O ideal é utilizar cofres de bancos.

 

Outra orientação é sempre carregar o carro dentro da garagem, para que pessoas estranhas não percebam que está todo mundo saindo por uns dias. Equipamentos de segurança como trancas em portas e janelas, cadeados, portões eletrônicos e sistemas de alarme ajudam na segurança. É importante, porém, que cadeados e correntes não fiquem para o lado de fora dos portões, o que denunciaria a ausência dos moradores.

 

Uma dica importante é a instalação de sistemas que acendam as luzes durante a noite e apaguem durante o dia, através de aparelhos de fotocélula. Nunca deixar as luzes acesas durante o dia e evite o aspecto de abandono, pois isso caracteriza ausência dos moradores, alerta a Sejusp. E, na volta do feriado é sempre bom, antes de entrar em casa, verificar nas imediações se há algo ou alguém em atitude suspeita, principalmente se for no período noturno.



Fonte:PC MS


volta ao topo