Notícias do Sinpol-MS

Policiais civis e militares prometem grande manifestação pela PEC 300

Arquivo Sinpol/MS
Policiais civis devem se inscrever para participar da manifestação.

Depois de participarem da marcha em Brasília pela aprovação da PEC 300 e de colher as assinaturas de vários líderes partidários para que a proposta fosse incluída na pauta do dia para votação, representantes das polícias civil, militar e bombeiro decidiram que uma nova manifestação será realizada no próximo mês (agosto).

 


“Precisávamos das assinaturas de todos os líderes partidários para que a PEC pelo menos fosse incluída na pauta do dia. Infelizmente, o líder do governo, Arlindo Chignalia e o do PT não assinaram o documento”, disse o vice-presidente do Sinpol, Roberto Simião de Souza que participou da manifestação.

 


De acordo com os representantes, a expectativa é de que desta vez, pelo menos dez mil profissionais da segurança pública participem do ato como forma de pressionar os deputados a votarem a Proposta de Emenda Constitucional que prevê um piso nacional para as polícias do país.

 


O Deputado Federal João Campos (PSDB) criticou duramente a ínfima participação dos policiais civis no movimento e disse que esta luta é para todas as polícias. “A PEC 300 é todos os profissionais da segurança pública e os policiais civis precisam participar dos movimentos, pois só com movimento de peso, a PEC será aprovada”, disse.

 


Ainda segundo o deputado, a PEC 300 só não foi engavetada até agora, porque existem movimentos, ainda que pequenos, acontecendo em prol da proposta.

 


Campos disse também, que é preciso aproveitar esse momento de manifestações nacionais e a fragilidade do governo Dilma para pressionar a aprovação da PEC.

 

 

Entenda o trâmite da PEC 300


A Proposta de Emenda Constitucional 300 que estabelece um piso salarial nacional para as polícias civil, militar e bombeiros do Brasil, foi considerada inconstitucional antes de ser aprovada em primeiro turno, porque estipulava um valor para o piso.

 


Somente depois de sofrer alterações na matéria é que a proposta foi votada e aprovada em primeiro turno. Para passar a valer, é preciso que a Câmara dos Deputados aprove a proposta em 2ª instância. Pelo texto, o valor do piso será definido posteriormente, em lei federal.


Caravana para Brasília


A diretoria do SINPOL/MS estuda a possibilidade de disponibilizar um ônibus para levar os policiais civis do Mato Grosso do Sul na manifestação prevista para acontecer nos dias 20 e 21, em Brasília.


Os filiados interessados em participar devem entrar em contato com a assessoria de comunicação do sindicato, através do telefone (67) 3042-6992.
 

 



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo