PC em Ação

Polícia Civil e Receita Federal realizam operação para combater contrabando e descaminho na região de Dourados

Fonte: Polícia Civil MS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira – DEFRON, em ação conjunta com a Receita Federal do Brasil desencadeou nesta quarta-feira, 20/09, operação que visa combater os crimes de contrabando e descaminho na região de Dourados/MS. A operação Fronteira RFB (Receita Federal do Brasil) 2023 iniciou suas ações hoje, com um desmonte de depósitos clandestinos nos municípios de Dourados e Douradina-MS.

Essas instalações clandestinas são utilizadas pelos criminosos para armazenagem temporária de mercadorias introduzidas de forma ilegal no País. Tal prática é uma tentativa de driblar a fiscalização da Receita Federal e das forças policiais.

Em junho deste ano, em ação semelhante, foram apreendidos pela Receita Federal e pela DEFRON, cerca de R$ 2 milhões em mercadorias ilegais na localidade de Vila Vargas (Dourados).
A ação de hoje, além de contar com a RFB e DEFRON, teve a participação da 2ª DP de Dourados, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro (no contexto da tradicional operação Ágata). Em breve, serão divulgados os resultados preliminares desta atuação.

A operação Fronteira RFB, antes conhecida como “Fronteira Legal”, teve sua primeira edição em 2021, no município de Dourados e seu entorno. A edição deste ano (terceira) expandiu a sua atuação para outros municípios dos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Os resultados obtidos nessas ações têm impactado o país no combate aos crimes transfronteiriços de forma cada vez mais integrada, em virtude da crescente atuação conjunta de órgãos de defesa, segurança pública e fiscalização.


volta ao topo