Notícias do Sinpol-MS

Número de vítimas de crimes digitais cresce 5,2% em um ano

Pelo menos 17,9% das pessoas já sofreram ou foram vítimas de algum crime digital. Segunda a 5ª edição da pesquisa Comportamento dos Usuários na Internet, o montante é 5,2% maior comparado com dados do ano passado.

 

O estudo divulgado nesta segunda-feira, dia 12, mostra que os homens são as maiores vítimas, o que corresponde a 20,6%, e as mulheres 15,2%. A pesquisa realizada em maio fez 33 perguntas para mil pessoas em São Paulo.

 

A análise também apresentou queda no número de usuários que usavam algum tipo de proteção contra ameaças do gênero. Conforme os dados, ele teria passado de 79,8% para 65,4%.

 

Um dos tópicos abordados mostrou que 48,7% dos internautas usam seus dispositivos pessoais no trabalho, sendo que 29,7% levam dados ou informações da empresa em seus aparelhos. A maioria (86,4%) afirmou ter medo de fraudes ou ataque de hackers, ainda assim, 59,7% dos entrevistados dizem baixar aplicativos nos seus dispositivos.

 

Segundo a economista Kelly Carvalho, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado de São Paulo – Fecomércio, o crescimento do número de pessoas vítimas de um crime eletrônico preocupa “Até se tornarem vítimas, as pessoas pensam que estão protegidas e deixam de tomar alguns cuidados e usar ferramentas de proteção”, explica “Publicar fotos e divulgar dados pessoais, nome completo, nome da empresa onde trabalha nas redes sociais, por exemplo, é muito perigoso, assim como senhas de fácil acesso, fazer check-in no local onde estão.”
 

Fonte:Jornal Correio do Estado


volta ao topo