Notícias do Sinpol-MS

Mulheres de Anastácio recebem orientações sobre a importância dos documentos pessoais

 A terceira etapa do projeto “Eu Sou Dama” foi realizado na tarde de ontem (25), em Anastácio (MS), no Centro de Educação Infantil Jardim Independência, e teve como tema a “Cidadania de Uma Dama”. 

A importância da documentação pessoal para o exercício pleno da cidadania foi um dos assuntos abordados pela palestrante Leandra Gomes, que é perita papiloscopista no município. Leandra passou ainda as participantes noções básicas de perícia papiloscópica, levantamentos em locais de crime e identificação de pessoas através das impressões digitais. 

As participantes tiveram a oportunidade de visualizar na prática, como é coletada e identificada cada impressão digital, tanto para a realização de documentos pessoais como para o levantamento de local de crime. “Com isso nós mostramos a essas mulheres, para que sejam multiplicadoras da informação, o quanto é importante a preservação de um local de crime, para a identificação do autor”, destaca Leandra. 

De acordo com a idealizadora do projeto, Juaíza Santos Teixeira, delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Anastácio, a palestra atraiu muito a atenção e o interesse das mulheres, porque a palestrante repassou as orientações de forma bastante didática e objetiva. “O exercício da cidadania não se interrompe, pelo contrário, é uma conquista diária”, enfatiza a delegada. 

Ao final do evento, realizado em parceria com O Instituto de Identificação de Campo Grande, foram distribuídas 10 guias para a primeira via da identidade, além de panfletos com informações e orientações. As mulheres receberam ainda exemplares da cartilha "Eu sou Dama", em formato de bolsa. 

A próxima reunião do projeto está programada para o dia 23 de outubro. O tema do encontro será "Reciclagem para uma DAMA".

Fonte:Polícia Civil MS


volta ao topo