Notícias do Sinpol-MS

MS é destaque em ranking nacional na área da segurança pública e Sinpol/MS salienta trabalho de excelência dos policiais civis

Mato Grosso do Sul é referência na área da segurança pública no País, é o que aponta levantamento realizado em parceria entre o Instituto Sou da Paz, o laboratório de dados ‘Fogo Cruzado’, a agência de dados ‘Fiquem Sabendo’ e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). O Estado cumpre os sete requisitos estabelecidos e por isso está entre os primeiros no ranking ao lado do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Para o presidente do Sinpol/MS, Alexandre Barbosa, isso é resultado de um trabalho de excelência desenvolvido pelos policiais civis no Estado. “É por meio desse trabalho, dessa dedicação que é possível alcançar esse resultado e o mínimo que esperamos é o reconhecimento por parte do governo, como um salário justo e condições dignas de trabalho”, diz.

Os pesquisadores reuniram as informações levantadas na publicação “Segurança Pública em Dados: Guia Prático para Jornalistas”. A publicação mostra quais unidades da federação cumprem critérios de transparência ativa referente à lei de transparência. A iniciativa resultou no manual completo sobre como acessar dados disponíveis nas dezenas de bases e fontes de segurança pública do nível municipal ao nacional.

Mato Grosso do Sul, Ceará e São Paulo são exemplos de boas práticas, sobre a diversidade de informações disponíveis, pois publicam todo mês indicadores de homicídios, feminicídios, roubos, entre outros, de todos os seus municípios.

Com informações do Governo de MS.


volta ao topo