Notícias do Sinpol-MS

Inscrições para o Pronasci terminam neste sábado

Abertas à 0h de quinta-feira (26), as inscrições para os cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) seguem abertas até este sábado, 28. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) visa à qualificação profissional dos integrantes das carreiras das polícias militar, civil e penal, do corpo de bombeiros militar, dos órgãos oficiais de perícia criminal e das guardas municipais, por meio do pagamento de bolsas, no valor de R$ 900,00. 

Edital 51/2023 - Confira as regras para a inscrição e a lista de cursos

 “O Bolsa-Formação visa ao incentivo da capacitação dos agentes de segurança em cursos com base nos eixos prioritários do Pronasci 2. O fortalecimento de uma política nacional de segurança com cidadania passa pela articulação entre os entes federativos através das doações dos equipamentos e viaturas, dos programas de prevenção e da formação e capacitação para os agentes de segurança”, destaca a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio.

As ações estratégicas de ensino têm o objetivo de aprimorar o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a defesa dos direitos e garantias fundamentais, sobretudo, àqueles relativos à proteção das mulheres, da população negra, sobretudo os jovens e demais grupos em situação de vulnerabilidade. No total, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país. Os candidatos deverão cumprir os requisitos previstos no edital para participar dos cursos e receber a bolsa.

“A retomada do Bolsa-Formação, acompanhada pela oferta de cursos em temas centrais para o fortalecimento da segurança e da democracia de nosso país, é motivo de grande orgulho para o MJSP, que reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública, contribuindo para a construção e implementação de políticas públicas garantidoras de direitos”, relata a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele Gonçalves dos Ramos.

Inscrições

Os candidatos aos cursos deverão acessar a página do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp) neste link e efetuarem o login. Em seguida, clicar na aba destinada ao Sistema Nacional do Bolsa-Formação (Sisfor).

Após, será preciso preencher os dados solicitados na guia específica do Sisfor e enviar os documentos exigidos para seleção, além de ordenar os cursos de sua preferência.

Edital 51/2023 - Confira as regras para a inscrição e a lista de cursos

*Com informações do Ministério da Justiça

 


volta ao topo