Notícias do Sinpol-MS

Governo lança policiamento especial de fim de ano em Campo Grande

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Policia Militar, lançou neste sábado (30) o policiamento especial de fim de ano, que começa hoje e vai até o dia 3 de janeiro de 2014. A ação visa garantir a segurança dos comerciantes e consumidores que vão às ruas efetuar compras para o período de festas.

Trezentos homens farão rondas ostensivas com viaturas de duas e quatro rodas, bicicletas, cavalaria e a pé, no quadrilátero central, principais avenidas da cidade, bairros, próximos a shoppings e do camelódromo. De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, durante o período de fim de ano, mais de 300 mil pessoas circulam pela região central de Campo Grande, com dinheiro em espécie e muitas compras, em função da proximidade do Natal. Por isso a Sejusp, através da Polícia Militar, desenvolve essas atividades para garantir a segurança da população no quadrilátero central e nas avenidas consideradas corredores.

“Este número representa quase metade da população da Capital circulando nesta região e colocamos todo este efetivo de policiais com um único objetivo, que é o de proteger toda a sociedade e dar segurança a população neste mês em que há um grande aumento no volume de compras. Neste ano vamos reduzir ainda mais a criminalidade, pois a cada ano que passa mais aperfeiçoado vai sendo realizado este policiamento”, destacou.

 
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Aberto Davi dos Santos, enfatizou que os números de registros policiais em 2012 foram quase 40% menos que no mesmo período de 2011, em função da presença ostensiva da corporação nas ruas durante o fim de ano. Além disso, o comandante reiterou que a Polícia Militar utilizará todas as formas de policiamento possíveis para inibir as ações criminosas. “Vamos utilizar viaturas, carros, motos, cavalos e bicicletas, além dos policiais que farão rondas a pé para inibir o cometimento de delitos e levar total segurança aos cidadãos. Fizemos um planejamento estratégico com a população para fortalecer a segurança naqueles lugares propícios para a prática de crimes”.

 
 
 
Para o secretário extraordinário de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelson Trad Filho, nota-se que há uma grande interação entre poder público, através da Polícia Militar, com a comunidade, o que eleva a segurança nas ruas da cidade, trazendo tranquilidade para a população efetuar suas compras que antecedem o Natal. “Houve uma interligação mais evidente da Polícia Militar com os conselhos comunitários, com a comunidade organizada, com a sociedade civil. Não tem como a gente deixar de registrar que isto é rotina desde 2009 e os índices de delitos têm caído muito”.

 
 
 
O presidente do Conselho Comunitário da Área Central, Adelaido Luis Espinosa Vila, enfatiza que a população de Campo Grande é extremamente grata ao Poder Executivo e aos integrantes da Polícia Militar que se dedicam com afinco à segurança pública em Mato Grosso do Sul, fazendo com que o Estado seja um dos mais seguros do Brasil para se viver. “Sabemos que o efetivo está abrindo mão das suas férias para contribuir com a comunidade e nós somos extremamente gratos. Essas ações estão conseguindo unir pessoas do bem, com muita gente envolvida em segurança pública. É um grupo forte e entendemos que segurança não deve apenas ser colocada nas costas da Polícia Militar, mas de toda a comunidade e esta parceria tem dado muito certo”.

 
 
Ricardo Kuninari, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), destaca que esta é uma parceria de sucesso que tem apresentado, ao longo dos anos, resultados muito satisfatórios e contribuído com a segurança não só dos consumidores, mas especialmente dos lojistas da Capital. “O movimento sobe muito, há várias pessoas transitando com dinheiro vivo pelas ruas e esse policiamento faz com que nossos clientes possam fazer suas compras com tranquilidade, levando segurança também a todos os comerciantes”, finalizou. 

Fonte:Polícia Civil - MS


volta ao topo