Notícias do Sinpol-MS

Conselho de Segurança diz que falta de iluminação favorece prostituição no centro

O presidente do Conselho de Segurança da Região Central, Adelaido Luiz Spinosa cobra ações por parte da Prefeitura de Campo Grande para atendimento aos moradores de rua e usuários de drogas que circulam no centro da Capital. “O município tem contribuído para a degradação da área com a ausência de trabalho social e até mesmo de iluminação pública”, afirma.

 

Em relatório divulgado pelo Conselho, realizado no período de 2011 até 2013, os moradores de rua e usuários de drogas estão entre os quatro principais fatores responsáveis pela insegurança na opinião da população da região central. A pesquisa aponta que estes elementos atuam diretamente na sustentação do tráfico no local.

 

“Precisamos de ações conjuntas com a Prefeitura, onde a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social elaborem um trabalho com os moradores de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo. Sem estas ações a demanda da polícia só aumenta”, acredita.

 

Adelaido explica que atualmente a polícia acaba assumindo funções para a qual não tem preparo. “Dependo da confusão que o ocorre tem moradores que são levados para a delegacia. O que não resolve os problemas já que costumam estar envolvidos em situações que não garantem sua detenção”, explica.

 

Apesar disto, o presidente garante a diminuição de 40% no índice de criminalidade na região central nos últimos dois anos. “A ação da polícia se intensificou neste período. Inclusive os comerciantes possuem uma rede direta de contato com a polícia civil por meio do Whatsapp”, revela.

 

No relatório de identificação de problemas da área central, o Conselho propõe à Prefeitura a criação de um fórum permanente de combate à criminalidade, de uma força tarefa das secretarias, de uma linha direta com o Conselho Tutelar, para atendimento a crianças e adolescentes; e a instalação de do sistema de videomonitoramento na região.



Fonte:Midiamax


volta ao topo