Notícias do Sinpol-MS

29 de setembro - Dia do Policial Civil é sancionado pelo Governo do Estado

Sinpol-MS

Na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, o governador do Estado, André Puccinelli, sancionou a lei que institui no estado o 29 de setembro como o Dia do Policial Civil. O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro Kemp foi uma resposta a demanda apresentada pelo Sinpol-MS, para que a categoria tivesse uma data em sua homenagem, mas também uma data em que as lutas e conquistas da categoria pudessem ser lembradas e assim ter novas perspectivas com relação a novas conquistas a serem almejadas.


Na ocasião o governador também assinou a lista da promoção funcional votada pelo Conselho Superior da Polícia Civil na última terça-feira, 24 de setembro. A lista composta por nomes a serem promovidos por tempo de serviço e por merecimento tem nesse ano o diferencial de ter chegado mais próximo do objetivo da categoria e da luta do Sinpol.


Conforme os acordos tratados após as paralisações e greve da Polícia Civil no Estado, a lista que era composta de 50% de merecimento e de 50% de tempo de serviço, agora chegou próximo aos valores de 80% para tempo de serviço e o restante para merecimento para os agentes de polícia. A previsão era que esse acordo só fosse cumprido ano que vem.


Para o presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barborsa, as assinaturas, tanto no projeto de lei, quanto na lista de promoção funcional tal como foi efetuada demonstram que a luta dos trabalhadores da Polícia Civil do estado por reconhecimento e por justiça está dando frutos. Barbosa lembra que a mudança no critério de promoção dos agentes de polícia é antiga e que o sistema de 50-50 servia apenas a interesses políticos de alguns, não a categoria como um todo.


“Além disso, o fato de o governo ratificar a lei do Dia do Policial civil significa reconhecer a importância desse cidadão e dessa cidadã para o conjunto da sociedade sul-mato-grossense, não só no que diz respeito à segurança pública, mas também de sua força enquanto categoria organizada e de luta”, afirmou Barbosa.
 


Fonte:Sinpol-MS


volta ao topo