Notícias do Sinpol-MS

Violência atinge mais criança e adolescente

Crianças e adolescentes são as principais vítimas das violações de direitos humanos no país, segundo balanço divulgado ontem, Dia Internacional dos Direitos Humanos, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Das 155,3 mil denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos (o Disque 100) neste ano, 77% são relacionadas a crianças e adolescentes. No total, o serviço computou este ano aumento de 77% nas denúncias de todos os tipos de violações de direitos humanos em comparação com o ano passado, quando foram feitas 87,7 mil denúncias. Desde 2003, quando o serviço começou, o Disque 100 já recebeu e encaminhou 396,6 mil denúncias.

 


A denúncia mais recorrente de atos contra crianças e adolescentes é a de negligência (68%), seguida por violência psicológica (49,2%), física (46,7%) e sexual (29,2%).

 


Houve aumento de denúncias em todos os estados e em todas as áreas temáticas. Durante a apresentação do balanço, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que não é possível afirmar se houve aumento da violência. Segundo ela, o enfrentamento ao problema melhorou.

 


- Registramos aumento no número de denúncias, o que é significativo. A primeira pergunta que se faz é: está havendo aumento da violência? Nós não podemos dizer de forma tão taxativa que se trata de um aumento da violência. Mas nós podemos dizer que a violência não fica mais invisível, que o Brasil se importa - afirmou a ministra.

 


O maior aumento no número de denúncias ocorreu no grupo dos idosos: alta de 199%, passando de 7,1 mil no ano passado para 21,4 mil este ano.

 


- O idoso não traz ele próprio a denúncia. Em geral, o perfil do idoso é não denunciar aquele que o machuca, que o tortura, que o rouba, que o explora, porque essa pessoa, todas as nossas indicações são claras nesse sentido, é da própria família. E o idoso procura preservar a família - disse Maria do Rosário.

 


Em números absolutos, o estado de São Paulo teve mais denúncias: 19.129. O Distrito Federal foi o campeão em termos proporcionais: 92 denúncias para cada 50 mil habitantes. O Rio registrou 18.874 denúncias de janeiro a novembro de 2012, atrás apenas de São Paulo.

 



Protesto em São Paulo



Um grupo de cerca de 100 agricultores ocupou ontem o prédio onde fica o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista, em São Paulo. Era no local que despachava a ex-chefe de gabinete Rosemary Noronha, indiciada pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro. O protesto não teve relação com o escândalo. Os agricultores cobravam do governo federal a desapropriação do terreno que ocupam há sete anos na cidade de Americana, no interior paulista.

 



Fonte:Fenapef


volta ao topo