Notícias do Sinpol-MS

Urgente! Doação de sangue

O senhor Aparecido de Moraes, primo do investigador Nilson Ferraz, lotado no DIP necessita com urgência de doadores de sangue de qualquer tipagem sanguínea.


As doações podem ser feitas das 12h00 às 16h30min, no Banco de Sangue da Santa Casa, localizada na Rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a Treze de Maio.

 

Critérios para doar sangue:

 


Documentação - Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.


Idade - Os doadores precisam ter entre 16 e 67 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2011.


Peso - A nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg


Intervalo de doação - Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.


Doenças que impedem a doação - Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

 

Medicamentos - Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.


Vacinas - As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.


Alimentação - Não esqueça! Você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue.
 

 



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo