Notícias do Sinpol-MS

Tráfico de pessoas será reduzido com conscientização

 Teve início nesta quinta-feira (20) o III Simpósio Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), para discutir e ampliar a conscientização de agentes e autoridades no que se refere ao crime do tráfico de pessoas. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, participou da abertura do evento e destacou a importância de se trazer a discussão para o Estado, já que MS ocupa a terceira colocação no País nesse tipo de crime.

 


“É uma discussão de extrema importância para o nosso Estado e irá contribuir para a ampliação desse debate, levando a agentes, autoridades e sociedade informações acerca do tráfico de pessoas, um crime que atinge as minorias”, afirmou Júlio Cesar. De acordo com ele, a conscientização é a saída para reduzir a incidência desse tipo de crime. Dados apontam que as principais vítimas são as mulheres, que são atraídas a outros países em busca de oportunidades de trabalho. De acordo com uma pesquisa que será apresentada no Simpósio, a falta de políticas públicas para mulheres é um agravante na situação. 
 

Relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Ministério da Justiça mostra que, entre 2005 e 2011, o tráfico de pessoas fez 475 vítimas no País. Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com mais vítimas de tráfico de pessoas, perdendo apenas para Bahia e Pernambuco. De acordo com o CNJ, esse tipo de crime atinge inclusive indígenas que vivem na fronteira do Paraguai e da Bolívia.
 

O evento prossegue nesta sexta e é realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, à Avenida Mato Grosso, Bloco 13, Parque dos Poderes.


Fonte:OAB MS


volta ao topo