Suspensão de empréstimo consignado deve ser solicitada até dia 13; baixe o formulário
Os policiais civis que desejarem solicitar a suspensão da cobrança de empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais, com desconto em folha, pelo prazo de 90 dias, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), devem fazê-lo até o dia 13 de maio.
É preciso baixar o modelo de formulário, disponível no site http://www.portaldoservidor.ms.gov.br/Home/Noticia, e encaminhar diretamente às instituições financeiras através dos canais presenciais e digitais disponíveis, ou, ainda, pelo e-mail consignado@sad.ms.gov.br, para que a SAD direcione aos bancos.
A SAD informa que é fundamental observar o prazo limite para assegurar o tempo hábil necessário ao processamento da Folha de Pagamento do referido mês, bem como o procedimento de suspensão da cobrança pelas instituições. Já em relação aos meses posteriores, a data-limite será informada através do sistema E-Consig.
O objetivo da medida é amenizar o impacto na vida financeira dos servidores gerado pela pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev-MS), somente entre aposentados e pensionistas, são 18 mil contratos de empréstimos consignados, com dívidas em torno de R$ 1,8 bilhão. Dos segurados inativos, 61% possuem, em média, cinco empréstimos consignados.
"Recomendamos que o policiais façam as contas e avaliem o impacto em seu orçamento, considerando se os juros que serão cobrados por esse adiamento vão compensar o alívio imediato", recomenda o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda.