Superlotação carcerária atinge delegacias de todo o estado
Em meio às declarações feitas esta semana pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sobre a situação carcerária do estado, a diretoria do SINPOL/MS faz um alerta e destaca que não só os presídios estão superlotados, mas todas as delegacias de polícia.
A situação que já é bastante conhecida pelas autoridades, traz à tona o problema enfrentado pelos policiais civis, que são obrigados a custodiar estes detentos, desviando de sua função primária que é investigar os crimes ocorridos nos municípios, resultando em riscos, principalmente à população.
Buscando solucionar esta situação caótica que vem se arrastando há vários anos, o vice-presidente do Sindicato, Roberto Simião de Souza, se reuniu ontem (19), com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini para reiterar o pedido de providências.
Embora o cenário da superlotação seja notado em todo o estado, de acordo com o vice-presidente, em algumas regiões a situação é ainda mais preocupante.
Exemplo disso é Dourados. Segundo ele, em novembro do ano passado os juízes das comarcas de Dourados e Jateí, firmaram um acordo, transformando o presídio de Jateí, em presídio feminino, sendo possível a transferência de todas as presas da 1ª DP de Dourados para lá e os presos masculinos de Jateí, transferidos para a o Penitenciária Harry Amorim Costa (PHAC) em Dourados.
Porém, nos últimos meses, o juiz de Jateí vem descumprindo o acordo sob a alegação de que o presídio já está com a lotação acima de sua capacidade, impedindo a entrada de novas detentas.
“A situação está voltando ao que era antes. A delegacia está sendo obrigada a manter novamente mulheres presas. Hoje, já temos sete detentas. O PHAC também atua muito além de sua capacidade, mas não pode se recusar a receber criminosos”, declarou Roberto.
Diante dos argumentos do diretor e dos dados apresentados, Jacini disse que a AGEPEN – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário irá se responsabilizar em remover as detentas de Dourados para o presídio de Rio Brilhante. O secretário se comprometeu também em transferir dois detentos masculinos, responsáveis por uma recente tentativa de fuga, para o presídio de Dois Irmãos do Buriti.
Tentativa de fuga
No último dia 16, detentos da Delegacia de Polícia de Dourados, iniciaram uma tentativa de fuga.
De acordo com relato dos policiais civis, um dos presos abriu os cadeados das celas com uma chave micha - de fabricação artesanal e aguardavam o policial de plantão com as luzes do corredor que dá acesso às celas, apagada.
O plantonista desconfiou da ação dos presos ao lembrar-se que havia deixado as luzes acesas e chamou reforço, quando foi constatada a tentativa de fuga, desta vez, frustrada.
Dados
Atualmente, a DP de Dourados abriga 35 presos, sendo 28 homens e 07 mulheres.
Só este mês de junho em Mato Grosso do Sul, duas fugas foram registradas: Uma em Nova Alvorada do Sul e a outra, em Sete Quedas. No total, 11 presos conseguiram escapar.
Fonte:Sinpol/MS