Notícias do Sinpol-MS

Sinpol visita DP de Jardim e orienta policiais a seguirem o Cumpra-se a Lei

Sinpol/MS
Caixa dágua da DP ameaça cair.

No último final de semana, o presidente do SINPOL/MS, Alexandre Barbosa da Silva esteve na 1ª Delegacia de Jardim para conferir a situação da unidade e para fazer valer os direitos e obrigações dos policiais civis. Durante os dois dias em que esteve na DP, Barbosa orientou os policiais quanto às suas atribuições, baseando-se na cartilha Cumpra-se a Lei, elaborada pelo sindicato.

 


De acordo com o presidente, assim como a maioria das delegacias do estado, a estrutura física é bastante comprometida, além da carência de equipamentos e materiais essenciais para o desempenho do trabalho dos policiais. “Falta desde computadores a papel sulfite, material básico para a confecção de um boletim de ocorrência. O mato toma conta do pátio e a caixa d água que abastece todo o prédio está com a sustentação comprometida, ameaçando cair a qualquer momento”, disse.

 


Atualmente, são abrigadas quatro presas nas celas da unidade, sendo que uma está gestante e com problemas de locomoção. “O policial precisa deixar o seu trabalho para atender a gestante que já está para ganhar o bebê sempre que ela precisa ir ao banheiro. O pedido de transferência dela para outro estabelecimento já foi feito, mas até agora não foi atendido”, explicou Barbosa.

 


O presidente do sindicato verificou que os delegados das outras unidades policiais da cidade se revezam para atender os plantões do final de semana, entrando na escala também o delegado de Bela Vista, município vizinho.

 


“Essa situação afronta a legislação, pois cada unidade policial deve ter um delegado responsável. Se tiver duas ocorrências em cidades diferentes, como fica o atendimento?”, indaga o presidente.

 


No IMOL e no Instituto de Identificação que ficam no mesmo terreno da delegacia, o cenário é de abandono. Para atender as ocorrências, os dois setores precisam dividir a única viatura disponível, atrasando muitas vezes o atendimento ao cidadão. Além disso, a deficiência de equipamentos também é alarmante.

 

 


Diante da situação precária encontrada na delegacia e na perícia da cidade, a diretoria do SINPOL informou que encaminhará ofícios à Delegacia Geral da Polícia Civil, bem como para a Secretaria de Segurança e Governadoria, pedindo que sejam tomadas providências cabíveis para melhorar as condições de trabalho dos policiais civis. “Vamos comunicar oficialmente as autoridades responsáveis para que esse quadro lamentável encontrado em Jardim seja revertido o mais breve possível”, afirmou o presidente.

 


Ainda de acordo com a diretoria do sindicato, outras delegacias serão visitas para que o “Cumpra-se a Lei” passe a ser seguido pelos demais policiais civis do Estado. “Queremos que os policiais civis cumpram aquilo que determina a lei, mas que também tenham seus direitos atendidos e para isso, estaremos visitando outras delegacias sempre que possível”, finalizou Barbosa.



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo