Notícias do Sinpol-MS

Sinpol solicita concurso público para cargo de Investigador de Polícia Judiciária

Assessoria de comunicação

O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (SINPOL) protocolou nesta quinta-feira (18) de maio um ofício onde solicita abertura de concurso público para cargo de Investigador de Polícia Judiciária da Polícia Civil.

Diante do cenário caótico, escalas de plantão de investigadores da maioria das delegacias no interior é de apenas um policial para atendimento das ocorrências, guarda e vigilância e isso vai de encontro com ser responsáveis pela custódia de presos. O excesso e acumulo de função gera um desgaste emocional e físico.

Não podendo ignorar o ocorrido que aconteceu no município de Camucim no Ceará, onde um Policial Civil matou quatro colegas de trabalho, o autor das mortes havia sido afastado por um período por problemas psicológicos. Episódio como esses pedem que providências sejam tomadas.

O último concurso aberto em 2017 com apenas 80 vagas, logo após sendo ampliada para 95, não foi o suficiente para compor o quadro, pois o número de profissionais que se desligaram superou os que ingressaram em 2021 na profissão.

O Sinpol, é responsável por defender os interesses, integridade e saúde dos Policiais Civis, usufruindo deste poder, encaminhou um ofício ao Governador Eduardo Riedel, onde solicita um novo certame para compor o quadro de Investigadores de Polícia Judiciária.

Calcula-se o déficit de mil policiais para exercer a função, a solicitação se refere ao cargo que tem maior contingência da Polícia Civil, é de responsabilidade do Investigador executar além de investigações, cumprir mandados, efetuar prisões, proceder o registro de ocorrências e as suas diligencias necessárias, coletar provas, conduzir as viaturas policiais, levantar local de crime, além de recolhimento, movimentação e escolta de presos.


volta ao topo