Notícias do Sinpol-MS

Sinpol se reuniu com senadora Soraya Thronicke

Nesta quinta-feira (15), o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda; o diretor jurídico, Hectore Ocampo Filho; o diretor trabalhista, Tony Messias; o diretor administrativo adjunto, Jaime Martinelli; e o coordenador de comunicação, Paulo Queiroz, se reuniram com a senadora Soraya Thronicke, em Brasília.

No encontro, os diretores do sindicato falaram da preocupação com a reforma da previdência, que atualmente está em trâmite no senado federal. Soraya não faz parte da comissão especial, mas garantiu que estará atenta ao debate e quando o texto estiver em plenário, estará ao lado dos policiais civis.

“Queremos uma transição melhorada e não 100% como está hoje. Além disso, pedirmos a garantia da paridade e integralidade, e a redução do tempo mínimo de contribuição para as mulheres. Ela falou que é difícil porque entraria no mérito, mas vai trabalhar dentro da possibilidade”, explicou Giancarlo Miranda.

Outra pauta discutida foi com relação ao convênio da União com o Estado de MS para os crimes de tráfico de drogas. Giancarlo defendeu que a contrapartida da União é mínima. “Os policiais federais e rodoviários federais recebem adicional de fronteira, sem falar que tem salários bem melhores, mas é o policial civil quem está lá combatendo o tráfico, muitas vezes com a própria vida. Enquanto isso, a investigação dos crimes de natureza local como furto, roubo, estupro e homicídio ficam prejudicadas. O policial civil não quer trabalhar na fronteira porque não tem incentivo”, afirmou.

Os diretores do Sinpol falaram ainda sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil e entregaram o texto para a senadora, que ficou de levar a proposta ao ministro Sérgio Moro, e ao secretário nacional de segurança pública, General Guilherme Theophilo. Thronicke afirmou que defende a Lei Orgânica e trabalhará de forma que o projeto entre em tramitação no senado.

Por fim, a senadora informou que MS será o 2º estado a receber mais recursos para a segurança pública, uma vez que o Estado é ponto estratégico do crime organizado. “Soraya pediu o apoio do Sinpol para conhecer a realidade enfrentada diariamente pelos policiais civis. Inclusive, recentemente ela visitou a Defurv e visitará outras delegacias. Queremos a valorização do policial civil e principalmente uma polícia civil mais eficiente”, finalizou Giancarlo.


volta ao topo