Sinpol refuta transferência de 20 presos para a Delegacia de Aquidauana
Diante de ofício despachado pela Agepen, solicitando a transferência provisória de 20 detentos da unidade prisional de Aquidauana para a delegacia local, o Sinpol protocolou dois ofícios, junto ao juiz da comarca local, Ronaldo Gonçalves Onofri e do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, coordenador da Vara de Execuções Penais, em Campo Grande, informando a impossibilidade de receber os presos, considerando a lotação das celas e consequente risco à segurança.
A transferência foi solicitada diante a necessidade de obras no sistema de esgoto da unidade penal. Conforme os ofícios protocolados nesta quinta-feira, 02/07, pelo presidente em exercício do Sinpol, Pablo Rodrigo Pael, atualmente existem duas celas na delegacia, uma destinada e ocupada por presos do sexo masculino e outra do sexo feminino, as quais são pequenas e possuem capacidade para 04 (quatro) presos(as) cada uma.
“A cela destinada aos presos homens já está esgotada a sua capacidade, com cinco presos custodiados e na cela feminina estão quatro detentas. A delegacia não dispõe de vaga para mais presos em razão de sua capacidade lotação, assim como por questões de segurança posto que apenas dois policiais plantonistas, que dividem a vigilância dos internos com o atendimento das ocorrências de notícia e providências relacionadas à apuração de crimes, fazem também a custódia de presos provisórios”.
Desta forma, o Sinpol solicita que seja reconsiderada a decisão para que a transferência seja efetivada para um dos presídios próximos ou, “em caso de total impossibilidade, seja determinado à Agepen/MS destacar Agentes de Segurança para custodiar seus presos na delegacia, pois os policiais da unidade precisam diligenciar para elucidar crimes, assim como fazer o atendimento na delegacia".