Notícias do Sinpol-MS

Sinpol protocoliza representação após constatar graves irregularidades na DP de Itaquiraí

Sinpol/MS
Fossa a céu aberto na calçada da delegacia exala mau cheiro.

O presidente do SINPOL/MS Alexandre Barbosa da Silva, acompanhado do vice-presidente Roberto Simião de Souza e do secretário geral, Amaury José Pontes estiveram ontem (07), na Delegacia de Polícia de Itaquiraí.

 


Durante a visita, os diretores constataram inúmeras irregularidades: Estrutura física do prédio completamente comprometida devido à ação do tempo, celas com lotação muito acima de sua capacidade, policiais civis submetidos à escala de plantão abusiva, além de serem desviados de sua função para custodiar os cerca de 30 detentos.

 


Segundo levantamento realizado pelo sindicato, a delegacia de Itaquiraí tem um pedido de interdição para reforma movido pela Secretaria de Justiça e Segurança desde junho do ano passado, porém nada foi feito até agora.

 


“Desde a última vez em que estivemos aqui, a situação só tem se agravado. A fossa que fica do lado de fora da delegacia está aberta há dias exalando mau cheiro por todas as dependências da unidade e aos arredores, isso sem contar no risco que representa para quem passa pela calçada. Além disso, existem os problemas de instalação elétrica, falta de ventilação e principalmente falta de segurança na unidade”, desabafou Alexandre Barbosa.

 

 

Diante da precária situação encontrada na delegacia, a diretoria do SINPOL protocolizou uma representação junto ao Ministério Público Estadual com pedidos de providência urgente, além da interdição das celas da unidade. 

 

CLIQUE AQUI para visualizar a representação

 


A diretoria solicitou ainda, ao diretor-presidente da Agepen - Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, cel. Deusdete Oliveira, que os presos desta unidade sejam transferidos para um estabelecimento penal adequado, considerando que dos 27 homens, 04 são presos já condenados pela justiça.

 


De acordo com o presidente do sindicato, as visitas constantes nas delegacias de Mato Grosso do Sul são uma forma de verificar in loco as principais reivindicações dos policiais civis. “Através das visitas, conhecemos de perto as necessidades de cada unidade policial e é também uma maneira de aproximar o filiado do sindicato”, declarou.

 


Barbosa ressalta que é importante que qualquer irregularidade nas delegacias seja denunciada ao sindicato para que sejam tomadas as providências cabíveis.

 



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo