Notícias do Sinpol-MS

Sinpol participa de audiência pública sobre segurança nas fronteiras

Sinpol/MS
Sindicato cobrará abertura imediata de concurso público para investigadores e escrivães.

O diretor jurídico do SINPOL/MS, Giancarlo Miranda participou de audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (08), no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa, onde o Secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, criticou a falta de investimentos do governo federal através do Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras) em Mato Grosso do Sul. Em sua fala, o secretário disse que o programa prevê uma série de ações que não foram cumpridas pela União.

 


A audiência presidida pelo deputado Cabo Almi, presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social teve como tema “Apresentação de Projetos de Investimentos Federais e Integração da Segurança na Área de Fronteira” e resultará em uma carta com proposições para garantir mais segurança nas fronteiras. O documento será encaminhado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e à presidente da República, Dilma Rousseff.

 


Giancarlo afirmou que o sindicato conversará com o secretário Jacini para que sejam atendidos alguns pleitos da categoria. “Muito embora haja investimentos na região de fronteira, o Estado do MS falha em sua contrapartida, pois o efetivo da polícia civil, por exemplo, é ínfimo e temos cobrado uma solução para o problema já há bastante tempo”, disse.

 


Segundo dados da própria secretaria de segurança, a região de fronteira que abrange 44 municípios, possui 1,1 milhão de habitantes, isso sem contar na área que envolve as cidades paraguaias e bolivianas que abrangem mais 500 mil habitantes.

 


“O Sinpol insiste na abertura imediata de concurso público para os cargos de investigadores e escrivães, além do aparelhamento das delegacias que como já mostrado por diversas vezes, apresentam cenário precário e, em alguns casos, situação de emergência, impossibilitando os policiais de realizarem um serviço de qualidade ao cidadão”, explicou o diretor.

 


Giancarlo disse ainda que embora tenha previsão para abertura do concurso para sanar parte do déficit no efetivo, nada foi oficializado até o momento e que a diretoria do Sinpol tem cobrado constantemente as autoridades para que esta promessa seja cumprida o quanto antes.

 


De acordo com dados apresentados durante a audiência, foram registrados 78, 115 mil boletins de ocorrência, somente no ano passado (2012) na região de fronteira em Mato Grosso do Sul.

 


“Os policiais civis ficam sobrecarregados com o efetivo reduzido e esse problema reflete não só nos profissionais da segurança pública, mas principalmente na população, e se tratando de delegacias de fronteira, a situação é ainda mais preocupante, pois o número de ocorrências é muito maior”, pontuou o diretor.



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo