Notícias do Sinpol-MS

Sinpol parabeniza projeto “DECAT EM AÇÃO”

Há cerca de três meses, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT) iniciou um projeto chamado "DECAT EM AÇÃO", que dá atendimento imediato aos animais vítimas de maus-tratos e abandono.

O projeto conta com uma equipe de voluntários, composta por médicos veterinários, psicólogo criminal, assistente social, advogado e até intérpretes de língua estrangeira (inglês, espanhol e alemão). “Os médicos veterinários acompanham o trabalho da Polícia Civil, bem como realizam o atendimento inicial ao animal e, sendo o caso, atestam os maus-tratos, por meio da emissão de laudo. Imediatamente nós elaboramos o boletim de ocorrência e encaminhamos os cães e gatos para lares adotivos e/ou temporários”, declarou a investigadora Dora Albuquerque, responsável pelo projeto.

O projeto foi criado por causa da "Lei Sansão”, sancionada em setembro do ano passado, a qual criminaliza e aumenta a punição para os indivíduos que maltratam animais, e até hoje já resgatou mais de 90 animais. Vale lembrar que o mascote da DECAT, um cão da raça Pitbull batizado de “SANSÃO” em razão da Lei Federal 14.064/2020, é proveniente de um resgate.
“Os policiais civis atuam em diversas frentes, defendendo acima de tudo a vida. O Sinpol parabeniza esta ação e é parceiro da DECAT em tudo”, declarou Pablo Rodrigo Pael, vice-presidente do Sindicato.

Em dezembro de 2020, a DECAT realizou a campanha “Dezembro Verde”, com panfletagem no centro da Capital, afim de conscientizar a população sobre a Causa Animal; e para 2021, a delegacia realizará palestras em escolas e universidades.


volta ao topo