Notícias do Sinpol-MS

Sinpol parabeniza 29 anos do Garras

Nesta terça-feira (27), o Garras - Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros – completa 29 anos de existência e o Sinpol parabeniza todos os policiais civis que fizeram e fazem parte dessa história, especialmente aqueles que já se foram.

O Garras atua em crimes de grande repercussão no Estado, em especial em casos de sequestro, roubos a banco e, em algumas situações, até contra o crime organizado.

“O trabalho do Garras sempre foi exemplar e de grande relevância para a população. Muito mais do que parabenizar, precisamos agradecer a cada policial civil que passou por lá e arriscou a própria vida para proteger a sociedade”, declarou Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol.

 

HISTÓRIA

 

Em janeiro de 1990 foi criado o GIE (Grupo de Investigações Especiais), e em 27 de agosto de 1990, a portaria foi retificada, criando, em um primeiro momento, o “Garra”. Pouco tempo depois, quando começou a onda de sequestros pelo Brasil, pode meio de outra portaria, foi incluído a letra “S”, criando por fim, o “Garras”. O primeiro símbolo era uma águia quebrando correntes, significando o rompimento para liberdade do sequestrado.

Em todos esses anos, a delegacia já resolveu muitos crimes em todo Estado de Mato Grosso do Sul e passou por vários endereços. A primeira sede foi dentro da DGPC, quando a Delegacia Geral era na Avenida Mato Grosso. De lá, o Garras foi para uma sala da Derf, e depois para o centro da Capital, na rua 13 de maio. Em 1995 o Garras se fundiu com o GOE, e em 1996 foi para o bairro Maria Aparecida Pedrossian, permanecendo no local até 1999, quando se mudou para um prédio ao lado do Shopping Campo Grande. Por fim, em 2010, o Garras foi transferido para o atual endereço, no bairro Flanboyant.


volta ao topo