Notícias do Sinpol-MS

Sinpol-MS visita DP de Jardim na manhã desta quarta-feira (15)

Sinpol-MS

A realidade em diversas delegacias do Estado é praticamente a mesma: falta de efetivo, estrutura física precária, péssimas condições de trabalho, celas lotadas... e em alguns casos a situação chega a se tornar insustentável, como foi identificado hoje (15) pelos diretores jurídicos Giancarlo Miranda e adjunto Joel Barbosa, em visita a 1° Delegacia de Polícia de Jardim.

Os diretores relatam que o local possui duas celas, sendo que uma delas está em manutenção da estrutura de encanamento, no entanto, mesmo em manutenção a cela tem abrigado há mais de 10 dias, sete menores infratores. “Durante o dia, eles estão sendo encaminhados para a DP de Guia Lopes da Laguna, e a noite retornam para Jardim, onde dormem em colchões improvisados na cela da DP. Em outra cela estão oito mulheres, que também aguardam encaminhamento para o presídio feminino”, conta Giancarlo.

Segundo informação, a DP já encaminhou um ofício para a juíza de direito responsável da cidade informando a situação, no entanto, até o momento nada foi resolvido.

Em conversa com o delegado de Bonito, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, que está respondendo pelo expediente da DP de Jardim, a delegacia não pode ficar com os menores, pois de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) o prazo para resolução de casos como estes é de cinco dias, e o prazo já se exauriu.

Diante do caso, o Dr. Gurgel encaminhou hoje (15), novo oficio pedindo remoção imediata dos presos para as Uneis (Unidades Educacionais de Internação) ou a soltura dos mesmos. O Sinpol-MS também encaminhou um ofício para os órgãos competentes para reforçar que as medidas cabíveis sejam tomadas com urgência.

Novo delegado

Na oportunidade, a diretoria parabenizou e conversou com o novo delegado da DP de Jardim, Bruno Henrique Urban, que assumiu nesta manhã de quarta-feira (15) o cargo de Delegado Regional. Urban disse que está empenhado em sanar os problemas da delegacia e que não medirá esforços para que a atual situação seja resolvida imediatamente.



Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS


volta ao topo