Sinpol-MS deflagra Polícia Legal na DEPCA
O Sinpol/MS esteve na manhã de hoje, 16 de novembro, na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), para fiscalizar a atuação dos policiais civis mediante a inúmeras denúncias já apresentadas, tanto de déficit estrutural quanto de pessoas, além de excesso de trabalho. No local, o sindicado orientou os policiais sobre os direitos e deveres no exercício da profissão, para que trabalhem de acordo com a legislação, ou seja, façam tão somente o que é sua atribuição legal. Dessa forma, foi iniciado hoje dentro da DEPCA, em razão desta ser uma das piores delegacias do estado, o Polícia Legal, que visa a proteção do servidor. “O policial civil só deve ir para qualquer missão com colete, armamento e munições em perfeito estado e dentro do prazo de validade, assim como com viatura em perfeito estado e devidamente vistoriada pelos órgãos competentes e, também, o condutor deve ter curso de condução de veículos de emergência, entre outras medidas”, explica Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol/MS.
Os investigadores e escrivães só podem ir ao local do crime, cumprir medidas protetivas ou mandados de busca e apreensão mediante a presença do Delegado de Polícia. O Delegado também deve estar presente em depoimentos e flagrantes, e ainda durante a confecção do boletim de ocorrência. Portaria e relatório são atos privativos do Delegado de Polícia, que deve elaborar, digitar e assinar. Na pratica, o Polícia Legal busca uma forma de valorizar o trabalho dos policiais civis, considerando que todos fazem muito mais do que somente suas atribuições.
O presidente do Sinpol/MS lembra ainda, que no sábado, 19, haverá Assembleia Geral na sede do sindicato e uma das pautas é a deflagração do Polícia Legal em todo o Estado.
Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS