Sinpol garante realização de exames a policiais civis de Miranda
O Sinpol, com apoio da Cassems, conseguiu realizar os testes em policiais civis de Miranda, que tiveram contato com detentos diagnosticados com coronavírus (COVID-19) na delegacia da cidade. Os exames foram feitos nessa quarta-feira (15), em Campo Grande, e os resultados deram negativo. Apenas um policial aguarda o resultado e outros dois precisam esperar o tempo mínimo necessário para fazer o teste. Segundo a prefeitura de Miranda, já foram confirmados três casos da doença em presos, sendo dois do estado de São Paulo e um do município.
Segundo o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda, o Sindicato solicitou à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) que todos os policiais lotados na delegacia fizessem o teste, mas como a orientação é de que apenas pessoas sintomáticas sejam testadas, a alternativa foi procurar a parceria da Cassems.
"A realização desses exames era importante para a garantia da saúde dos policiais, seus familiares e de toda a população, para diminuir uma possível cadeia de propagação do vírus. O Sinpol acompanhou de perto toda a situação envolvendo os policiais de Miranda, garantindo a segurança de todos os envolvidos, tanto na realização dos exames quanto na remoção dos presos contaminados", afirma o presidente. Os presos de São Paulo foram transferidos na terça-feira (14).
Medidas - No dia 10 de março o Sinpol protocolou junto ao governo de MS solicitação de adoção de medidas para proteção da saúde dos policiais que atuam nas delegacias de MS. Naquela ocasião, eram 370 presos custodiados, além do fluxo de centenas de pessoas que procuram diariamente as delegacias.