Sinpol cobra solução à DGPC para a situação carcerária da regional de Aquidauana
Na última terça-feira (20), o vice-presidente do SINPOL/MS, Roberto Simião de Souza e o secretário geral, Amaury José Pontes percorreram as delegacias de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Bodoquena, localizadas na Regional de Aquidauana para verificar as condições de trabalho dos policiais civis.
Durante a visita, os diretores constataram superlotação nas unidades policiais e segundo eles, celas com capacidade para abrigar quatro presos em flagrante, chegam a manter 18 detentos.
“Os presos são submetidos a uma condição desumana nas delegacias, pois as unidades não possuem estrutura física para abriga-los. Em muitos casos, eles dormem amontoados no chão porque o espaço é insuficiente para acomodar todos eles”, disse o secretário.
A situação carcerária nas delegacias do estado é caótica e afronta a legislação, haja vista que não é possível cumprir a Lei de Execuções Penais que oferece ao preso benefícios como banho de sol, visita íntima, atendimento médico, psicológico, entre outros.
De acordo com o sindicato, existem presos já condenados pela justiça cumprindo pena em delegacias. “Essa situação é preocupante, pois devido à condição a que são submetidos, os presos se revoltam oferecendo risco constante à vida dos policiais e deles próprios”, explicou Roberto.
Além desta questão, Roberto ressalta que os policiais sofrem com a falta de efetivo. “Com o desvio de função dos policiais, o efetivo que já é reduzido fica sobrecarregado e compromete o andamento das investigações, prejudicando principalmente a população”, disse.
O vice-presidente informou que comunicou a Delegacia Geral da Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do estado sobre a situação da regional e pediu que sejam tomadas providências.
A diretoria do sindicato vem travando intensa luta desde o início de sua gestão, em 2009, com o objetivo de retirar os presos das delegacias de Mato Grosso do Sul e proporcionar aos policiais civis condições dignas de trabalho.
Fonte:Sinpol/MS