Notícias do Sinpol-MS

Sinpol apoia o movimento Novembro Azul

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. As maiores vítimas são homens a partir dos 45 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

“O Sinpol quer alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a própria saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças. As mulheres culturalmente têm esse cuidado, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem”, declarou Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol.

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer, por isso é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas.

 

O que é câncer de próstata?

 

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

 

Sintomas

 

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.


volta ao topo