Sindicato constata detento com tuberculose em delegacia de Bela Vista
Atendendo as solicitações de policiais civis lotados na cidade de Bela Vista, na tarde desta segunda-feira (09), os diretores do Sinpol-MS estiveram na delegacia para constatar a precariedade do local que sofre com problemas estruturais e com a custódia de presos. “A situação é muito preocupante, pois além da indevida custódia de presos, há um detento que está com tuberculose ativa, comprovada inclusive com laudo médico. O risco de contágio é iminente tanto para os policiais quanto para os outros detentos”, explicou o diretor jurídico do Sinpol-MS, Max Dourado. A visita foi realizada pelos diretores do Sinpol-MS Amaury Pontes, Joel Barbos e Max Dourado.
A segurança do prédio também está deficitária com grades danificadas, paredes com infiltrações e muros baixos. “Constamos que o muro dos fundos tem cerca de 1,50m de altura. O terreno atrás do prédio é uma área de preservação ambiental com acesso ao rio”, destacou Dourado.
No encontro, os diretores reafirmaram o compromisso de vistoriar as unidades policiais para realizar um levantamento das condições de trabalho e de cobrar das autoridades competentes soluções. O Sinpol-MS oficiou o juiz de direito e o promotor a respeito de o detento com tuberculose e sobre um preso do regime semiaberto que tem autorização para estudar à noite. “O detento chega por volta das 23h e só há um plantonista. Como o prédio do semiaberto fica numa área distante e escura da delegacia, causa risco à segurança dos policiais e dos internos”, afirmou Dourado. O promotor e o assessor do juiz de direito informaram que tinham ciência da situação e que tomariam providências urgentemente para sanar a situação. O Departamento de Polícia do Interior foi informado da situação, contudo não se manifesto sobre o caso.
Fonte: