Sindicato constata adolescente apreendida irregularmente em delegacia de Itaporã
O Sinpol-MS esteve na delegacia de Itaporã na terça-feira (10), representado pelo secretário-geral Jaime Martinelli, para verificar a situação de uma adolescente custodiada no local. O prédio tem estrutura para receber apenas detentos do sexo masculino, pois não há policiais femininas que possam realizar as revistas.
Foi constatado que o local está lotado com 36 presos divididos em 02 recintos. “Em uma cela há 13 presos em regime fechado. No alojamento estão dois homens presos por pagamento de pensão junto com 20 detentos do regime aberto e semiaberto e a adolescente está sozinha em uma cela”, explicou Martinelli. Durante a visita, o secretário-geral conversou com os plantonistas e com o escrivão para fazer um levantamento das condições em que os companheiros trabalham.
Também foi verificado que o prédio tem problemas estruturais como falta de vidros nas janelas, grades desparafusadas, parte do telhado está sem telhas, fiação elétrica danificada e pátio sem iluminação. “O policial civil arrisca sua segurança ao escoltar sozinho um detento do regime aberto por um pátio de cerca de 30 metros sem iluminação”, alertou Martinelli. Na unidade também há um detento que tem autorização judicial para chegar fora do horário determinado, às 23h30, por cursar faculdade à noite.
O Sinpol-MS oficializará a Coordenadoria das Varas de Execução Penal de MS (Covep), Sejusp e Delegacia-Geral informando a situação, inclusive com relatório fotográfico, e solicitar providências. Nesta semana, o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, juntamente com o diretor jurídico, Max Dourado, reuniram-se com o coordenador da Covep, o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, o qual se propôs, no que lhe couber, resolver situações neste sentido.
Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS