Notícias do Sinpol-MS

Sete Quedas divulga balanço do primeiro semestre/13

 A Delegacia de Polícia de Sete Quedas divulga o balanço semestral referente aos trabalhos realizados entre os dias 1º de janeiro a 30 de junho de 2013. Segundo o Delegado Titular da DP de Sete Quedas Rinaldo Moreira, à frente da delegacia há sete meses, o resultado foi positivo, com várias ações desencadeadas com a prisão de vários criminosos, constatando-se em número a diminuição da violência no município.

 

Segundo estatística apresentada e lançada nos livros da Delegacia de Polícia e no sistema SIGO - Sistema de Gerenciamento Operacional da Polícia em MS, foram elaborados no primeiro semestre deste ano 283 Boletins de Ocorrência (83 a mais em relação a 2012), sendo instaurados 51 Inquéritos Policiais (23 a mais em relação a 2012), sendo que 41 deles foram encaminhados conclusos e relatados ao Poder Judiciário.

 

Foram ainda elaborados 84 procedimentos policiais de pequeno potencial ofensivo (68 a mais em relação a 2012), os quais foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal e 13 procedimentos envolvendo adolescentes infratores que foram encaminhados ao Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude.

 

Quanto aos procedimentos que tiveram vítimas mulheres e que foram atendidos no plantão policial, 26 casos foram encaminhados conclusos, entre TCOs e prisões em flagrante delito, ao Poder Judiciário, sendo a maioria com casos da Lei “Maria da Penha”.

 

Com relação às celas da “Cadeia Pública”, esta conta hoje com 21 presos, sendo que os de maior periculosidade são requeridas constantemente transferências para presídios de segurança máxima do estado.   

 

Foram desencadeadas várias ações policiais com esclarecimentos de crimes com as prisões de criminosos, a exemplo de dois homicídios dolosos ocorridos nos primeiros meses do ano além de procurados da justiça, sendo também desmanteladas duas quadrilhas de assaltantes de veículos e residências que vinham agindo na cidade e região.  Foram presas pela Polícia Civil local no semestre 21 pessoas que tinham contra si mandados de prisões cíveis ou criminais, com mais de 30 endereços visitados para tais cumprimentos e a incineração realizada na Fecularia Amidos Pilão mais de uma tonelada de drogas, produto de menos de um ano de apreensões feitas na Delegacia de Polícia, apresentadas pela Polícia Civil, Militar, DOF e Polícia Rodoviária Federal.

 

Foram esclarecidos vários roubos à mão armada com a prisão de ladrões, entre eles os roubos de três camionetes e um Corolla que estavam estacionadas nas casas das vítimas, área central da cidade, com a prisão dos assaltantes e mortes de outros em troca de tiros durante ação policial conjunta com a Polícia Militar. Foram esclarecidos também vários furtos com arrombamentos, com a prisão dos autores, totalizando no semestre, 14 representações por prisões preventivas, todas decretadas pela Justiça. Com tais ações a Polícia Civil de Sete Quedas recebeu várias honrarias e moções, a exemplo da Assembléia Legislativa de MS, Câmara Municipal, Conselho de Segurança Pública e Sindicato Rural, observando a baixa no índice da criminalidade na cidade. Observa-se que foram registrados 7 homicídios no primeiro semestre de 2012 e somente 3 neste ano (janeiro e março) e 8 roubos (2012), sendo 3 no início deste ano, resultando na queda de mais de 50% o número de crimes violentos ocorridos na cidade.

 

Na esfera administrativa, usando das prerrogativas inerentes aos atos de Poder de Polícia, visando controlar e diminuir a violência na cidade, pelo menos no horário noturno, foram realizadas fiscalizações em bares, lanchonetes, pizzarias, conveniências e similares. Nas fiscalizações, que até hoje continuam, são exigidos os Alvarás Policiais, necessários para a exploração de tais ramos de atividade. Salientou o delegado que tais fiscalizações têm vários objetivos, entre eles coibir aliciamentos de menores que vivem nas madrugadas nas ruas em grau de risco e periculosidade e em portas de bares irregulares e a diminuição da violência doméstica bem como portes de armas brancas e de fogo e direção de veículo sob efeito de álcool.

 

Com o rigor na fiscalização de alvarás, aumentou também a arrecadação aos cofres públicos referentes aos atos da polícia civil, e diminuiu severamente o número de violência doméstica e lesões corporais, conforme registros disponíveis na DP local. Ainda na esfera administrativa, salienta que foi realizada com ajuda do Conselho de Segurança no início do ano a revitalização e pintura no prédio da Delegacia e recebimento do ENAFRON (Estratégia Nacional de Fronteira) em parceria com o Governo do Estado e de novos móveis e computadores, melhorando o atendimento à população e asseio dos policiais civis.



Fonte:PC MS


volta ao topo