Notícias do Sinpol-MS

Sete adolescentes fogem da DP de Paranaíba

Oito dos nove adolescentes mantidos nas celas provisórias da Delegacia de Polícia de Paranaíba fugiram por volta das 01h05min do último sábado (07).

 


Os adolescentes que têm entre 13 e 18 anos, usaram facas artesanais, conhecidas como “chucho”, além de uma barra de ferro para estourar os cadeados das celas e da grade do corredor que dá acesso ao pátio da delegacia.

 


Um menor que também havia fugido, se arrependeu e avisou o plantonista sobre a fuga dos demais.

 


Até agora, três infratores foram recapturados durante diligências realizadas pelas polícias civil e militar.

 

 

 

Providências


No dia 04 de julho, a diretoria do SINPOL/MS protocolizou o Ofício nº 079/2012, junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, solicitando a transferência dos menores para um estabelecimento apropriado, haja vista que o período de permanência dos menores em questão, ultrapassava o estabelecido em lei.

 


No documento, o SINPOL denuncia outras sete delegacias do interior de Mato Grosso do Sul que também mantém menores apreendidos a mais de 30 dias, afrontando o Art. 185 do estatuto da Criança e Adolescente.

 


O vice-presidente do Sindicato. Roberto Simião de Souza ressalta que esta situação comum nas delegacias do estado, vem se repetindo há muito tempo. “Temos lutado para retirar os presos das delegacias, principalmente menores, pois além de afrontar a legislação, as unidades não possuem estrutura mínima para manter presa qualquer pessoa”, disse.

 


De acordo com Simião, até agora nenhuma resposta referente ao ofício foi recebida.



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo