Seminário Nacional: O Papel da Segurança Pública no Estado Social de Direito
O Papel da Segurança Pública no Estado Social de Direito vai ser alvo de um debate marcado para acontecer nos próximos dias 28 e 29, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, CTE/CNTI, em Luziânia-GO. Entre os temas abordados estão o Estado Social de Direito na visão da CSPB e a Segurança Publica em um Estado Social de Direito.
O Seminário Nacional será promovido pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB. A intenção é discutir a Segurança Pública em um Estado Social de Direito. O Seminário contará com palestrantes importantes no cenário nacional.
O evento reunirá ministros, sindicalistas, representantes da sociedade civil, trabalhadores da área de segurança pública e gestores de áreas correlatas. A ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvati, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, confirmaram participação no evento.
Segue, abaixo, a programação do evento:
28 de agosto de 2014
14h – Abertura conjunta entre o Encontro Nacional de Mulheres e Seminário de Segurança Pública
* Presidente da CSPB, Centrais Sindicai e outras autoridades presentes – com participação da Diretoria Executiva e Conselho da CSPB.
Palestra:”O Estado Social de Direito na Visão da CSPB”, por João Domingos.
Público – Sociedade Civil, gestores das áreas correlatas, trabalhadores da área de segurança pública, agentes políticos interessados no tema.
16h – Tema: “A Segurança Pública em um Estado Social de Direito” com o ministro da Justiça e a Ministra dos Direitos Humanos.
19h – Encerramento
21h – Jantar dançante
29 de agosto de 2014
9h – O Papel do Judiciário e do Sistema Prisional em um Estado Social de Direito
Exposição: Presidentes e/ou representantes do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP; Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN; Dr. Ricardo Brisola Balestreri, Consultor em Segurança Pública e Capacitação do Capital Humano do Governo do Estado do Amapá.
Mediadores: Fernando Anunciação e João Paulo Ribeiro – CSPB
12h – Almoço
“A cidadania exige que se viva dentro de um ambiente de segurança pública. Não pode haver pleno usufruto da cidada¬nia se trabalhamos e dormimos sob o signo do medo, do temor, da ameaça de dano ou lesão a nossa individualidade ou à incolumidade de nossa família”.
Maurício Fabião
Mestre em Ciências Sociais
14hs – Tema: O Papel dos Trabalhadores da Área da Segurança Pública em um Estado Social de Direito
Exposição dos Trabalhadores – Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Civis, FEIPOL, Militares, Guardas Municipais, trabalhadores dos Judiciários Estadual e Federal, trabalhadores do Sistema Prisional Estadual e Federal.
18h – Encaminhamentos do Seminário: Aprovação da carta de intenção em Defesa da Segurança Pública – “O Papel da Segurança Pública no Estado Social de Direito”.
19h – Encerramento
21h – Jantar de confraternização
Fonte:Assessoria de Comunicação Feipol Centro-Oeste e Norte