Artigos

Salve! Salve! A Icnofalangometria!

Vucetch!


Pasmem os senhores, e senhoras, voltou do seu descanso eterno...


Imediatamente o procurei (Sou do fã clube) para cumprimentá-lo, por tamanho empreendimento em prol da ciência, pela iniciativa em fundamentar um dos mais perfeitos e barato sistema de identificação humana.


Ele está em mim, está em você, em nós, corre em muitas veias, por esses quatro tipos fundamentais, neste mundão de meus Deus...


Arcos, presilhas e verticilos a parte, olhou do alto e viu que pelas bandas tupiniquins o seu empreendimento encontrou guarida, pois em 5 de fevereiro de 1903, começam os primeiros ensaios (decreto 4.764,), rompendo com o Empirismo para fundamentar os elementos científicos...


Não se coube de contentamento, ao ver pequeno grupo fazendo tremendo esforço, tentando de tudo para sedimentar tão engenhoso Sistema, que par e passo vem tomando corpo e seguindo seu majestoso destino...


Empolgou – se com este verdadeiro sistema de linhas, cristas e sulcos papilares que evoluía sistematicamente...


Mas por tremendo descuido (Vacilão) não reparou nas terras onde andava. Deu-se conta ao visitar repartição pública, o amigo de viola na mão cantando um velho bordão dos tempos da ditadura:



“Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz à hora, não espera acontecer...”


Noutra sala os desafetos bradavam: “Joga pedra na Geni; Joga bosta na Geni; Ela é feita pra apanhar; Ela é boa de cuspir; Ela dá pra qualquer um; Maldita Geni".



Sem palavras! Ele ficou espantado! Não conseguiu entender...



Disse a ele, não é a Geni, nossa estimada aposentada, e sim a música do Chico, que se refere a esta sociedade hipócrita e ao falso moralismo de alguns que insistem em querer controlar a vida do outro.



Usei sua própria linguagem, que esses são àqueles anômalos, e os tipos acidentais, que amputaram o sonho coletivo, não pensam no outro, são voltados a si mesmo, estão diuturnamente com uma pedra na mão procurando uma vitrine para quebrar. Esquecem que um dia podem também ser estilhaçado.



Metáforas a parte, me segurei o máximo que pude...



Mas também falei a ele das quirelas com os GBs, de irmãos siameses passamos rapidamente a primo pobre/distante, por conta de interesses e vaidade de algumas gazelas afoitas em seus tronos...


“A mão que afaga é a mesma que taca a pedra”.


“Os Cães Ladram e a Caravana Passa...”



De pronto ele responde...!


Gente insensata, sem coração, como é que algo tão simples tornou-se objeto de tanta irrisão e disputa pessoal, dando margem a um ciclo de destruição... (Mt. 12, 25 – 30).


Meu filho, que país é este?


Com todo respeito meu prezado baluarte da Datiloscopia, Deus foi generoso com esta porção de terra de Santa Cruz, mas com todo respeito Deus é um tremendo gozador, pois colocou aqui um povinho muito largado e corrupto...


Então ele me indaga, para onde vai essa gente, com seus interesses, muitos que não querem assumir seus compromissos, me parece que um fica esperando o outro, dois burros empacados?



Ele insiste, o que vai acontecer com esta maravilha, a Papiloscopia?


E as novas tecnologias, vão estar a serviço de quem ou do que...



Eu disse: Uma “Nau” à deriva... Somente Jesus na causa!



Despedimo-nos, pedi que levasse um forte abraço aos colegas Marcelo Malphigui, Francis Galton, ao Julião da pesquisa, ao Paroba do local, ao Maciel da Fenappi e tantos outros que lutaram e continuam lutando por esta nobre causa... (Me perdoe por não falar o seu nome, mas você está no nosso coração).



Deus derrame sobre nós o seu eterno amor, principalmente sobre você que labuta diariamente para que continuemos a comemorar todo 05 de fevereiro o nosso dia.



Parabéns!




Osmar Paulino é perito papiloscopista e secretário geral do Sinpol/MS


volta ao topo