Redução de homicídios em MS reflete atuação efetiva da Polícia Civil, afirma Sinpol-MS

O Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), destaca uma trajetória de queda na taxa de homicídios em Mato Grosso do Sul ao longo da última década. Entre 2013 e 2023, o Estado apresentou uma redução média de 17,2% nas taxas de homicídios, por 100 mil habitantes. Embora tenha havido um aumento de 5,1% entre 2022 e 2023, MS encerrou 2023 com uma taxa de 20,7 homicídios por 100 mil habitantes, uma das menores da região Centro-Oeste, perdendo apenas para o Distrito Federal (11).
Segundo o Sinpol-MS, esses dados refletem o trabalho contínuo da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, que tem atuado de forma estratégica no combate à criminalidade. O presidente do Sindicato, José Nascimento Sobrinho, ressalta que a atuação dos policiais civis tem sido fundamental para a melhoria da segurança pública no Estado. "A redução dos homicídios em nosso Estado é resultado direto do empenho e dedicação dos policiais civis, que, mesmo diante de desafios, têm se mostrado comprometidos com a segurança da população sul-mato-grossense", afirma.
Apesar dos avanços, o Atlas também aponta desafios persistentes, como a violência contra os jovens. Em 2023, enquanto a maior parte do país registrou queda ou estabilidade nos índices de homicídios de jovens, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 17,1% na taxa de homicídios entre pessoas de 15 a 29 anos, em relação ao ano anterior.
O Sinpol-MS reforça a importância de políticas públicas integradas e investimentos contínuos na valorização e capacitação dos policiais civis para enfrentar esses desafios e garantir a segurança de todos os cidadãos.
Confira o levantamento na íntegra: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/17165/1/Atlas_da_Violencia_2025.pdf.