Proposta visa melhorar a segurança do trabalho policial em Mato Grosso do Sul
Apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (8/9), pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), líder do partido na Casa de Leis, o projeto dispõe sobre o revestimento obrigatório de blindagem no para-brisa dianteiro das viaturas policiais. O texto da proposta traz a determinação da colocação de blindagem grau cinco no para-brisa dianteiro das viaturas ostensivas e de policiamento tático das Polícias Civil e Militar do Estado.
Para a instalação da blindagem, as viaturas em uso pelas Instituições Policiais, passarão por vistoria e parecer técnico de viabilidade e eficiência, e serão adaptadas. A blindagem também será obrigatória para os veículos que forem adquiridos posteriormente.
Na justificativa do projeto, Kemp explica que essa é uma reivindicação encaminhada pelo SINPOL (Sindicato dos Policiais Civis), que reivindicam o aperfeiçoamento da legislação para garantir maior segurança dos trabalhadores das polícias civil e militar, e que a atividade policial é de alto risco, portanto é dever do Estado dispor de todo o aperfeiçoamento das táticas de ação e instrumentos tecnológicos, minimizando riscos de qualquer lesão a saúde do servidor.
Neste sentido, o parlamentar acredita que a utilização de equipamentos modernos, novas tecnologias e material de proteção contra arma de fogo são importantes aliados para ampliar a margem de segurança da atividade policial, sendo a blindagem das viaturas da Polícia Civil e da Polícia Militar de grande relevância; uma medida de grande importância para os policiais em serviço, já que ficam fragilizados nas abordagens, não dispondo de proteção no para-brisa dos veículos, se tornando alvos faces para os disparos mirados na cabeça.
Fonte:Portal ALMS