Projeto intensifica ações através do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher
A Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está intensificando as ações de combate à violência contra a mulher. Durante todo o mês de julho serão realizados encontros em 21 municípios para executar as ações propostas no projeto “Implementação de Ações de Consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher”.
Com a capacitação, profissionais dos organismos de Políticas para as Mulheres poderão atuar baseados nas diretrizes do Pacto Nacional através de palestras, mobilização de mulheres com rodas de conversas; visitas a assentamentos, aldeias indígenas e comunidades quilombolas para apresentação de toda rede de atendimento disponibilizada no Estado. As reuniões serão dirigidas por técnicas da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania e por coordenadorias municipais em cada uma das localidades.
De acordo com a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Tai Loschi, todas as ações desenvolvidas no projeto estão sendo baseadas nas diretrizes do Pacto Nacional. “Ao longo deste mês os 21 municípios irão realizar encontros que serão monitorados pelas capacitadoras que participaram do projeto e pelas técnicas da subsecretaria. No mês de julho haverá um novo encontro, para a segunda etapa da capacitação, onde os gestores de cada município irão apresentar as atividades desenvolvidas em cada cidade no combate e enfrentamento da violência contra a mulher e o fortalecimento da Rede Estadual de Enfrentamento”, explicou Tai.
No município de Nova Andradina o encontro para aplicar o conteúdo visto na primeira fase da capacitação, aconteceu nesta terça-feira (25) e serviu para debater as ações de combate à violência doméstica. As palestras visaram sensibilizar e qualificar as pessoas envolvidas na Rede de atendimento sobre as especificidades da violência contra a mulher e a Política Nacional de Enfrentamento a Violência.
Em Campo Grande as ações serão realizadas no Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e de Assistência as Albergadas em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro que terá como tema: O Dia Delas – Um Basta a Violência Doméstica, acontece nesta quinta-feira (27), às 8 horas e vai contar com palestras sobre a Lei Maria da Penha, Violência Doméstica e Direitos e Deveres.
Segundo módulo
A capacitação contará com um segundo módulo que acontece de 3 a 12 de julho de 2013 com objetivo de garantir a difusão de informações importantes para o enfrentamento da violência doméstica.
Nos dias 3 a 5 de julho o evento é direcionado as gestoras de Políticas Públicas e coordenadoras do Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. Nos dias 7 a 9 de julho a capacitação é voltada para as mulheres rurais e quilombolas e nos dias 10 a 12 de julho as mulheres indígenas participam das atividades para o fortalecimento da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Mato Grosso do Sul.
Mais informações para as gestoras de cada município, que já participaram da primeira fase da capacitação, podem ser obtidas através do telefone 3318-1003 ou pelo email ceppm@ms.gov.br.
Fonte:PC MS