Presos fogem de Delegacia em Fátima do Sul
Três presos fugiram da 1ª Delegacia de Fátima do Sul, região sul do Estado, na manhã de domingo (19). A ação ocorreu durante o banho de sol. Usando serras, os detentos abriram duas barras de ferro da parte superior do solário, dando acesso a área externa da Delegacia.
Os policiais estranharam a movimentação dos detentos e interromperam o banho de sol. Ao realizarem a conferência dos presos, notaram a falta de três internos, que continuam foragidos.
O banho de sol é determinação do juizado da Comarca de Fátima do Sul e é realizado diariamente.
O Sinpol é contra a permanência presos nas delegacias e muito menos que esses presos tenham direitos estabelecidos pela Lei de Execuções Penais, como o banho de sol. “Delegacia não é presidio e não oferece a estrutura necessária para se cumprirem esses direitos, e é aí que acaba ocorrendo fatos como esse agora, em Fátima do Sul, em razão da carência de estrutura e da falta de servidores adequados para custodiarem esses presos. Ainda bem que não houve um enfrentamento com os policiais. É mais do que necessário que o estado já faça um planejamento, para que os agentes penitenciários que aguardam nomeação, assumam algumas delegacias como a de Fátima do Sul, que está entre as prioridades de atendimento da Agepen”, explica Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol.