Presos fogem da delegacia de Aquidauana
Dois presos fugiram da delegacia de Aquidauana durante a madrugada desta terça-feira (8). Fábio Aguillar de Souza (36 anos) e Reinaldo de Souza Silva (28 anos) serraram as duas grades da cela que dão acesso ao pátio da delegacia.
A falta dos dois detentos foi constatada durante vistoria nas celas, realizada por um dos policiais civis. A polícia faz diligências para recapturar os fugitivos.
Esta não é a primeira vez que presos fogem de uma delegacia em Mato Grosso do Sul. A precária condição das delegacias e o déficit no efetivo policial são apenas alguns dos motivos que levam os apenados a fugir.
De acordo com o presidente do SINPOL/MS, Alexandre Barbosa da Silva, os presos são submetidos a condições subumanas nas delegacias, já que elas não foram planejadas para abrigá-los. “Em celas com capacidade para quatro pessoas, vemos até 14 presos amontoados, como é o caso de Aquidauana, onde hoje, 23 detentos se dividem entre duas celas”, disse.
Barbosa explica que a retirada dos presos das delegacias do estado é uma das metas do sindicato.
“Temos lutado desde que assumimos a diretoria do SINPOL para retirar todos os presos das delegacias de Mato Grosso do Sul, como já acontece em alguns estados do Brasil. O resultado desse feito será de ganho para toda a população, pois o preso em estabelecimento penal adequado terá seus direitos garantidos e a população ganha, porque os policiais passarão a se dedicar ao seu mister que é investigar os crimes praticados”, destacou.
Fonte:Sinpol/MS