Notícias do Sinpol-MS

Pós-graduação em proteção de povos indígenas oferece 225 vagas para profissionais de segurança pública

Fonte: Ministério da Justiça

Estão abertas, até 1º de dezembro, as inscrições para a pós-graduação a distância em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas, pela Universidade Federal da Grande Dourados, de Mato Grosso do Sul. São 225 vagas para profissionais efetivos da Polícia Militar, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto de Perícia Estadual e Distrital, da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal.

O curso é promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Entre as Guardas Municipais, terão preferência na seleção agentes que atuam nos 163 municípios prioritários do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A especialização conta com investimento de R$ 1,2 milhão da Senasp.

Nas aulas remotas, serão abordados temas como legislação ambiental, estratégias de investigação e prevenção de crimes contra o meio ambiente, além de técnicas específicas para garantir a segurança das populações indígenas em situações de conflito e ameaças territoriais.

O curso vai aprimorar a compreensão sobre a violência sofrida pelos povos originários e fortalecer a intervenção dos profissionais. Os alunos também terão acesso a lições sobre o uso de tecnologias, monitoramento e métodos de proteção territorial, conforme as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, a pós-graduação também vai promover compreensão mais ampla e integrada das questões indígenas e ambientais. “Com essa especialização, queremos não só fortalecer o conhecimento técnico dos nossos profissionais, mas também ampliar a consciência sobre a centralidade da proteção dos direitos das populações indígenas e do meio ambiente para o País”, enfatiza Michele. Para ela, esse treinamento é fundamental para garantir que a atuação no campo seja mais eficaz, justa e alinhada aos valores de cidadania e preservação.


volta ao topo