Ponta Porã recebe curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária
Ponta Porã (MS) – A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária deu início na última segunda-feira (14), a capacitação da nona turma do curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, ciclo 2013, no município de Ponta Porã.
A capacitação integra o Programa Brasil Mais Seguro/2013, realizado através da celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do estado através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O curso de 40 horas/aula aborda diversas temáticas importantes para o profissional de segurança pública e também para a comunidade que participa para a compreensão dos pormenores que envolvem o tema, sendo trabalhados: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança. As temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública.
No estado, a capacitação na doutrina de polícia comunitária, que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2007, já formou quase 5.000 profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias.
Polícia Comunitária
O Artigo 144 da CF, diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos Profissionais de Segurança Pública, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança.
“Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade.”
Para mais informações acesse www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone 3318-6800.
(Reportagem: Daniela de Matos Moralles)
Fonte:Polícia Civil MS