Policial tira mendigo da rua e o ajuda a mudar de vida
Um simples gesto humano pode mudar todo o contexto de uma vida. Isso foi o que o Sub-Tenente da Polícia Militar, José Carlos Moreira dos Santos, demonstrou ao ajudar um mendigo que levava uma vida de miséria e abandono em Água Clara.
Na semana passada ocorreu o reencontro do policial com o ex- alcoólatra e usuário de drogas, Luis Carlos Rodrigues da Costa, de 41 anos, que viveu durante dois anos nas ruas de Água Clara pedindo esmolas e, após ser ajudado pelo PM, conseguiu curar-se. Atualmente ele testemunha a sua comovente história de superação de vida.
Natural de Corumbá, Luis Carlos foi para Água Clara em 2009, após entrar no mundo das drogas e do alcoolismo. Ele conta que se tornou um homem violento, viciado, e isso o afastou da esposa e dos seus filhos. “Andei por várias cidades e vim parar em Água Clara. Levava uma vida de miséria, muitas vezes dormia na rodoviária, meu corpo era todo desfigurado e as pessoas tinham nojo de mim, elas achavam que eu tinha lepra por ter o rosto deformado e me tratavam com muito desprezo”, disse ele.
Como se não bastasse viver embriagado praticamente todos os dias, sua situação chegou a um ponto tão crítico a ponto de consumir até mesmo o etanol (álcool) de posto de gasolina. “Tornei-me um escravo da bebida e como sempre tinha pouco dinheiro, era mais acessível comprar combustível”, contou.
NOVOS RUMOS
Contudo, a vida do mendigo começou a tomar novos rumos no ano de 2010, quando o Sub-Tenente Moreira o encontrou vivendo em situação deplorável, juntamente com mais quatro andarilhos. O policial fazia suas diligências rotineiras em Água Clara, ocasião em que avistou o grupo vivendo em um matagal localizado na saída para Campo Grande, próximo ao posto Cervantes.
Ao ver a situação lamentável que os mendigos se encontravam, Moreira não se absteve em ajudá-los. “Fiquei abismado quando vi a condição de cada um e senti no coração que tinha que fazer algo por eles. Perguntei se queriam mudar de vida e alguns se manifestaram a favor”, comentou o policial.
Três dos mendigos, inclusive Luis Carlos, aceitaram a ajuda e foram encaminhados ao Hospital Municipal. Após receberem cuidados médicos, foram levados para a casa de recuperação de Água Clara, localizada no Núcleo Industrial Barra Mansa, onde a vida de Luis Carlos começara a traçar outro destino.
“Depois de ser tratado no hospital, fui para a casa de recuperação, mas apesar de receber todo o amparo possível, tive vontade de sair de lá. Foi quando Deus me enviou novamente o PM Moreira, ele visitou a casa, conversou comigo e me incentivou a permanecer. Isso fez com que eu continuasse no centro, me recuperasse e me tornasse o homem que hoje sou”, afirmou.
CURA
Após ficar um ano e três meses na casa de recuperação, Luis Carlos estava recuperado e curado. Seu processo de reintegração social se iniciou através do primeiro emprego que ele conseguiu em Água Clara, no Hotel Corrêa, local em que trabalhara e se hospedava. “Depois do primeiro emprego, Deus me abriu várias portas e foi me abençoando cada vez mais. Em seguida trabalhei em um restaurante, comecei a congregar em uma igreja evangélica e a ministrar a palavra do Senhor para os mendigos que vivem na rua, bandidos e pessoas que precisam de uma mensagem, uma mão amiga e uma ajuda como eu tive”, ressaltou Luis Carlos.
E as bênçãos na vida dele foram cada vez maiores, pois Luis ganhou sua esposa e filhos de volta e atualmente moram juntos em Água Clara. Além de ter um serviço registrado na carteira, possui também o seu próprio negócio fazendo reforma de cadeiras, juntamente com seus filhos.
Recentemente Luis Carlos se reencontrou com um dos principais responsáveis pela sua reintegração social. Ao ver o PM Moreira, o ex-mendigo fez questão de abraça-lo e agradecê-lo. “Sou muito grato a Deus por ter usado a vida dele para nos tirar daquela triste situação. Homem de bom coração e que teve uma atitude humana, graças a ele, ao pessoal que me cuidou no hospital naquela época, a todos da casa de recuperação e a tantos outros, que pude ter a oportunidade de ter uma vida digna novamente. Aqueles que se encontram vivendo em miséria como eu já vivi, basta querer sair dessa vida, eu quis e eu venci”, contou emocionado.
Moreira disse que não reconheceu Luis Carlos quando ele lhe abordou. “Ele chegou a mim e questionou se eu sabia quem era, mas não o reconheci porque quando o vi naquela época, morando no meio daquele matagal, mal dava para ver o seu rosto, pois estava todo deformado e com a saúde muito debilitada”, assegurou o policial.
EXEMPLO
Emocionado e com lágrimas nos olhos, o PM abraçou o ex- mendigo e louvou a sua superação de vida. “Que sirva de exemplo para as pessoas que se encontram na mesma situação que ele já esteve. Poder tirar alguém da miséria, do estado de abandono e ver que hoje ele conseguiu vencer na vida, tem um significado tão grande que não tem dinheiro que pague. Isso mostra para a sociedade que o policial não realiza somente o seu trabalho de repreender, mas também proporciona um forte componente social”, destacou Moreira.
A atitude do Sub-Tenente da Polícia Militar Água Clara vem de encontro a dois casos recentes que ocorreram nos EUA e comoveu diversas pessoas pelo mundo. Em um deles, um policial foi flagrado comprando botas e dando a um morador de rua. Outro fato emocionante aconteceu em Nova York, quando outro policial foi fotografado tirando a blusa que vestia e a entregando a um mendigo que estava deitado na rua e passava frio.
São situações como estas que nos mostram como existem sim os policiais de bem, aqueles que não só cumprem o seu dever de servir e proteger, como também demonstram em suas atitudes nobres que ninguém é superior a ninguém, expressando o humanismo que existem dentro de si e cuidando também daqueles que estão inseridos em um contexto de miséria.
(*)Com informação de Portal Agua Clara
Fonte:Correio do Estado