Notícias do Sinpol-MS

Policial Civil percorre Caminho da Fé

Fechando o ano de 2019, no dia 31 de dezembro, o investigador de polícia aposentado, Antônio Carlos Brum, entrou no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, após percorrer 246 quilômetros a pé, no Caminho da Fé. A jornada começou no dia 24 de dezembro, na cidade de Ouro Fino-MG, terra do “Menino da Porteira” e durou uma semana.

A vontade de fazer o Caminho da Fé começou depois que o também policial civil aposentado, Amaury Pontes, fez o trajeto em dezembro de 2018.

Brum começou o Caminho da Fé sozinho, mas durante a jornada foi encontrando pessoas e chegou até a formar um pequeno grupo. “É uma sensação inexplicável em que você reencontra valores como doação, humildade e amizade. Conheci pessoas com vários problemas pessoais, outras ainda fazendo o caminho doentes, com virose, e que ali se superaram, apoiando umas nas outras, juntando forças para seguirem até o Santuário”, declarou Brum emocionado.

O Caminho da Fé é um dos trajetos de peregrinação mais difíceis do país e passa por trilhas, córregos, serras, plantações, cachoeiras; tudo sob um sol escaldante. “Tinha dia que eu pensei que não ia dar conta. Por mais que eu estivesse bem fisicamente, meus pés estavam cheios de calos e suportar a dor no início do dia era muito complicado. Mas é aí que você encontra uma força que nem sabe que tem e continua caminhando”, afirmou.

Com um cajado sempre na mão, Brum carregou uma mochila com cerca de seis quilos com roupas, produtos de higiene pessoal, água e algumas frutas. “O sentimento de entrar em Aparecida é incrível. Para mim, a caminhada serviu para reflexão, meditação e uma renovação espiritual enorme. Já estou até começando a programar a próxima, que será o Caminho de Santiago de Compostela”, finalizou.

O Sinpol-MS parabeniza o policial pelo ato de fé e superação, por vencer o desgaste físico e os obstáculos do caminho.

 

Caminho da Fé

 

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santigado de Compostela, na Espanha. A rota foi oficializada em 2005 e atualmente agrega diversos trajetos até Aparecida, partindo de várias cidades. O caminho mais longo tem 742 km, saindo de Borborema e o mais curto, partindo de Paraisópolis, tem 134 km.

O Caminho da Fé é uma rota sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem, compondo um percurso de cerca de mais de 700 km, incluindo municípios do estado de São Paulo e Minas Gerais.

 

  

  


volta ao topo