Notícias do Sinpol-MS

Policiais Civis serão vacinados a partir do dia 3 de abril

Divulgação / Foto Ilustrativa

O Governo Estado de Mato Grosso do Sul anunciou hoje (31) que vai começar a imunizar profissionais da segurança pública, que estão na linha de frente contra a Covid-19, a partir deste sábado (3). A expectativa é que 12 mil profissionais de segurança pública sejam imunizados. Dentre eles estão os policiais civis e militares, bombeiros militares, agentes penitenciários e guardas municipais, que trabalham com afinco na fiscalização dos decretos estaduais de contenção à pandemia.

A proposta de inclusão desses profissionais no Programa Nacional de Imunização (PNI), anunciada pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, foi aprovada na terça-feira (30) na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), órgão colegiado que reúne secretários estaduais e municipais de Saúde e Ministério da Saúde.

O gesto atende aos pedidos feitos pelo Sinpol, da Feipol e da Cobrapol, realizados insistentemente desde 2020 para priorizar a imunização dos Policiais Civis, bem como de toda a segurança pública.

Na última reunião realizada no dia 25 de março, no Ministério da Justiça, com o secretário-geral da pasta, Tercio Issami, o presidente o Sinpol/MS, Giancarlo Miranda, salientou a necessidade de dar celeridade ao processo de imunização dos operadores de segurança pública.

Na ocasião, o representante do Ministério informou sobre todas as tratativas que estavam em curso para o realinhamento do cronograma de vacinação contra a COVID-19 no sentido de garantir a prioridade à imunização dos profissionais da segurança pública, entre os quais os policiais civis.

Para Giancarlo Miranda, o encontro serviu para fortalecer a disposição do Ministério da Justiça de garantir, junto à pasta da Saúde e aos governos estaduais a prioridade da vacinação dos policiais e profissionais da segurança em geral, cujas atividades continuaram se desenvolvendo plenamente desde o início da pandemia.

“Fizemos reivindicações tanto para o governo do Estado, quanto para o governo Federal. É muito importante destacarmos a sensibilidade e esforço do governo do Estado de Mato Grosso do Sul na condução desse processo. Todas as vezes que entramos em contato com o secretário Geraldo Resende, fomos bem atendidos e tivemos respostas positivas. O governo já anunciou que, inicialmente, serão vacinados os que estão na ativa, na linha de frente, na proteção da população. Contudo, vamos reivindicar também para os aposentados, pois possuem um histórico de luta e defesa da sociedade. Na maioria das vezes, esses policiais foram aposentados por invalidez, antes do tempo normal, em decorrência das atividades exercidas, do estresse da profissão, e ainda não foram contemplados pelo calendário nacional”, pontuou Giancarlo.

O presidente do Sinpol lembrou ainda da importância da participação dos policiais civis na manifestação realizada no dia 17 de março em frente as delegacias de todo o país, como forma de reivindicar direito pela vacinação contra o coronavírus.

“Agradeço imensamente a cada policial que respondeu ao nosso chamado, sabemos o quanto o momento é complicado, mas continuamos aqui, trabalhando pelos direitos, valorização e reconhecimento da nossa categoria. Juntos seremos sempre mais fortes! ”, pontuou o presidente.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai separar percentual dos imunizantes que devem chegar ao Estado na próxima quinta-feira (1), no 11º lote a ser enviado pelo Ministério da Saúde, cujo quantitativo deverá ser definido no final do dia de hoje, quarta-feira (31).


volta ao topo