Policiais civis são homenageados em Aparecida do Taboado por rápida solução de sequestro
Policiais Civis de Mato Grosso do Sul e de São Paulo foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Aparecida do Taboado, por terem atuado em um caso de sequestro de uma criança de cinco anos de idade. A solenidade ocorreu na última segunda-feira, 21/08, contemplando com Moção de Congratulação, equipes do Núcleo Regional de Inteligência de Paranaíba, Seção de Investigações Gerais de Aparecida do Taboado e Delegacia de Homicídios de São José do Rio Preto-SP.
De Mato Grosso do Sul foram agraciados os policiais: Marcelo Garcia de Paula, Renan Mattos Zanatti, Leonel Pithon Pereira Junior, Lucas Marcelino Alcântara de Oliveira, Viviane Alves da Silva, Vitor Gomes Giacomini, Auro Pereira Coelho Junior, Filipe da Silva Mainardes e Lúcio Fátima da Silva Barros.
Já de São José do Rio Preto, receberam a honraria os policiais: Alceu Lima de Oliveira Júnior, Tiago da Silva Neves, Cláudio Barros da Silva, Alessandro Rogério de Giule, Ednice Moreira do Prado e Marco Antônio Longo.
O crime
Na madrugada de 23 para 24 de julho de 2023, na Rua Emília Ana de Jesus, Vila São José, na cidade de Aparecida do Taboado (MS), V.C.N. (30 anos), desobedecendo ordem judicial quanto ao afastamento (Medida Protetiva de Urgência), praticou ilicitudes em desfavor de sua ex-convivente (28 anos) e, além de perpetrar ofensa a integridade corporal da jovem e ameaçá-la de mal injusto e grave, visando satisfazer seu propósito de humilhação, o autor cortou parte dos cabelos da moça mediante a utilização de uma faca, quebrando vários utensílios domésticos (televisor, raque, geladeira, fogão, prateleira). Em seguida, quando a vítima e dois filhos estavam pedindo socorro na via pública, o autor arrebatou a criança e fugiu.
Referida conduta se traduziu em efetivo clamor público na cidade de Aparecida do Taboado (MS) e região, justamente, devido ao fato de envolver uma criança de tão tenra idade, gerando inúmeras publicações nas redes sociais, imprensa falada, escrita e mídias eletrônicas. Assim que tomou conhecimento dos fatos, a Polícia Civil iniciou trabalho investigativo e incessantes buscas, para imediata solução do problema.
A Seção de Investigações Gerais de Aparecida do Taboado (MS), trabalhando em conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência/Paranaíba (MS) levantou informações de que o autor estaria da cidade de São José do Rio Preto (SP) e que teria uma pessoa que poderia estar prestando algum tipo de apoio ao criminoso.
Em 24 de julho de 2023, por volta das 14h, foi feito contato com a Delegacia de Homicídios/São José do Rio Preto (SP), que também passou a realizar diligências para tentar localizar o autor. Após conversações constantes e troca de informações foi possível localizar a criança e reconduzi-la à família, bem como prender o autor, dando fiel cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário da comarca de Aparecida do Taboado (MS).
Fonte: Polícia Civil MS