Notícias do Sinpol-MS

Policiais civis de MS se destacam e são aprovados em seletiva para missões de paz da ONU

Policiais civis de Mato Grosso do Sul se destacam e foram aprovados em seletiva para missões de paz da ONU (Organizações das Nacões Unidas). Pela primeira vez na história, com coordenações realizadas com o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi realizada a inclusão de policiais civis dos estados e policiais rodoviários federais. 

A Assessment Mission Service (AMS) é a avaliação promovida pela UNPOL em um estado membro que possui interesse em participar com policiais nas missões de paz da ONU. A avaliação tende a ser bienal e é aplicada pela Selection Assistance and Assessment Team (SAAT) da UNPOL. A AMS é obrigatória, e sua conclusão com aproveitamento é um pré-requisito para servir em uma operação de paz e em uma missão política especial.

Os requisitos de competência enquadram-se em cinco (5) subcategorias: conhecimento das missões de paz das Nações Unidas e das normas de policiamento; competências linguísticas; habilidades de condução de veículos; habilidades de manuseio e tiro de armas de fogo; e conhecimentos de informática.

Foi conduzida uma pré-seleção de idiomas, em inglês e francês, em quatro períodos do ano, com a participação de 511 policiais em 51 cidades do Brasil. Tal atividade, que teve o apoio do Centro de Idiomas do Exército, permitiu identificar os policiais com melhor proficiência nos idiomas base da ONU, fator preponderante para o sucesso na AMS.

Com a aprovação na AMS/SAAT 2024, os policiais fazem parte do Banco de Talentos do Brasil e da UNPOL como habilitados a participar das futuras missões de paz e missões políticas especiais da ONU.


volta ao topo